Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Oito óbitos numa semana na região Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nesta última semana a região Oeste passou de 76 para 84 falecimentos associados à infeção pelo novo coronavírus. Os óbitos foram registados em Cadaval (3), Alenquer (2), Torres Vedras, Alcobaça e Caldas da Rainha.

O concelho de Torres Vedras é o que regista mais mortes (19), seguindo-se Alenquer (16), Alcobaça (12), Caldas da Rainha e Cadaval (8), Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Peniche (5) e Lourinhã (3), Nazaré (2) e Bombarral (1). Óbidos é o único concelho do Oeste sem óbitos.

O número de casos ativos de Covid-19 na região Oeste é agora 1334 (mais 240). Torres Vedras – 341 (mais 155),é o concelho que apresenta o maior número, seguindo-se Alenquer – 293 (menos 52), Alcobaça – 183 (mais 68), Peniche – 125 (mais 53), Caldas da Rainha – 110 (mais 9), Nazaré – 76 (mais 32), Arruda dos Vinhos – 54 (menos 30), Cadaval – 48 (menos 12), Sobral de Monte Agraço – 40 (mais 4), Óbidos – 26 (mais 7), Lourinhã – 23 (mais 3) e Bombarral – 15 (mais 3).

Por freguesias, em Alenquer existem 74 ativos na União de Freguesias de Alenquer, 18 na freguesia de Meca, 139 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, 10 em Olhalvo, 9 em Ventosa, 12 na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, 8 em Ribafria e Pereiro de Palhacana, 7 em Carnota, 6 na Ota e 10 na Abrigada e Cabanas de Torres.

Em Torres Vedras existem 87 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 601 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

A distribuição de casos ativos pelas freguesias do Concelho faz-se da seguinte forma: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 128, Santa Maria, São Pedro e Matacães: 79, São Pedro da Cadeira: 36, Silveira: 32, Ramalhal: 12, União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 9, União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 9, Turcifal: 8, Freiria: 6, União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 6, Ventosa: 6, Ponte do Rol: 5 e União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 5

Em Peniche os casos ativos são registados na cidade (56), nas freguesias de Atouguia da Baleia (24), Ferrel (33) e Serra d’El Rei (12). Há 517 pessoas em quarentena ou sob vigilância.

Na Lourinhã não há relato de casos por freguesias, mas é avançado que existem 176 pessoas em isolamento e 9 em vigilância passiva.

Em Sobral de Monte Agraço há 157 pessoas em vigilância ativa (confinamento obrigatório), 102 em vigilância sobreativa (efetuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 13 em vigilância passiva e 259 em isolamento.

Nos restantes concelhos do Oeste os casos nas freguesias não são pormenorizados.

Três óbitos no Cadaval

De acordo com a última informação reportada pela autoridade local de saúde do Cadaval registaram-se três falecimentos oficialmente imputados à doença Covid-19. Duas dessas situações de óbito respeitam a utentes do lar da Vermelha onde ocorreu recentemente um surto.

A autarquia do Cadaval lembra que “os óbitos oficialmente associados à Covid-19 podem nem sempre relacionar-se diretamente com a patologia. Em regra, essas mortes sucedem por agravamento de estado de saúde perante a preexistência de outras enfermidades”.

“Isto porque, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde efetua o registo dos óbitos “com” Covid e não apenas “por” Covid. Portanto, o que conta, para efeitos estatísticos, tem que ver com o facto de o indivíduo, à data da morte, se encontrar ou não infetado com o novo coronavírus”, frisou.

Em Alenquer o óbito foi registado na freguesia de Carnota.

Infetados em lar na Serra d’El Rei

Num lar da freguesia da Serra d’El-Rei foram detetados quatro utentes e dois trabalhadores com Covid-19, verificando-se ainda um surto na Docapesca, em Peniche, onde entre os cerca de 40 trabalhadores, sete ficaram infetados.

O Estúdio Municipal de Dança em Peniche foi temporariamente encerrado como medida preventiva, na sequência da deteção de dois casos positivos de Covid-19 em alunas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Peniche, em conjunto com a Delegação de Saúde de Peniche, está a acompanhar a situação e logo que estejam reunidas as condições o estúdio retomará a sua atividade.

Face à prorrogação do estado de emergência, no período compreendido entre as 00h do dia 24 de novembro e as 23h59 do dia 15 de dezembro, fica proibida a realização da feira mensal de Peniche.

O Município de Peniche também decidiu no mesmo período encerrar ao público a Escola de Rendas de Bilros, o Museu da Renda de Bilros, o Centro de Convívio, o Centro de Alto Rendimento, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e o Estúdio Municipal de Dança. O Espaço Internet funcionará no edifício da Biblioteca Municipal.

O atendimento nos serviços de planeamento de gestão urbanística e obras municipais faz-se às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h, mediante marcação prévia.

Trabalhadores agrícolas com vírus

Em Torres Vedras, um surto de casos de Covid-19 associados a trabalhadores agrícolas apresenta 98 casos ativos. Todos pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia