Q

Previsão do tempo

7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
8° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
7° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C

Oito óbitos numa semana na região Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nesta última semana a região Oeste passou de 76 para 84 falecimentos associados à infeção pelo novo coronavírus. Os óbitos foram registados em Cadaval (3), Alenquer (2), Torres Vedras, Alcobaça e Caldas da Rainha.

O concelho de Torres Vedras é o que regista mais mortes (19), seguindo-se Alenquer (16), Alcobaça (12), Caldas da Rainha e Cadaval (8), Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Peniche (5) e Lourinhã (3), Nazaré (2) e Bombarral (1). Óbidos é o único concelho do Oeste sem óbitos.

O número de casos ativos de Covid-19 na região Oeste é agora 1334 (mais 240). Torres Vedras – 341 (mais 155),é o concelho que apresenta o maior número, seguindo-se Alenquer – 293 (menos 52), Alcobaça – 183 (mais 68), Peniche – 125 (mais 53), Caldas da Rainha – 110 (mais 9), Nazaré – 76 (mais 32), Arruda dos Vinhos – 54 (menos 30), Cadaval – 48 (menos 12), Sobral de Monte Agraço – 40 (mais 4), Óbidos – 26 (mais 7), Lourinhã – 23 (mais 3) e Bombarral – 15 (mais 3).

Por freguesias, em Alenquer existem 74 ativos na União de Freguesias de Alenquer, 18 na freguesia de Meca, 139 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, 10 em Olhalvo, 9 em Ventosa, 12 na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, 8 em Ribafria e Pereiro de Palhacana, 7 em Carnota, 6 na Ota e 10 na Abrigada e Cabanas de Torres.

Em Torres Vedras existem 87 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 601 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

A distribuição de casos ativos pelas freguesias do Concelho faz-se da seguinte forma: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 128, Santa Maria, São Pedro e Matacães: 79, São Pedro da Cadeira: 36, Silveira: 32, Ramalhal: 12, União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 9, União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 9, Turcifal: 8, Freiria: 6, União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 6, Ventosa: 6, Ponte do Rol: 5 e União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 5

Em Peniche os casos ativos são registados na cidade (56), nas freguesias de Atouguia da Baleia (24), Ferrel (33) e Serra d’El Rei (12). Há 517 pessoas em quarentena ou sob vigilância.

Na Lourinhã não há relato de casos por freguesias, mas é avançado que existem 176 pessoas em isolamento e 9 em vigilância passiva.

Em Sobral de Monte Agraço há 157 pessoas em vigilância ativa (confinamento obrigatório), 102 em vigilância sobreativa (efetuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 13 em vigilância passiva e 259 em isolamento.

Nos restantes concelhos do Oeste os casos nas freguesias não são pormenorizados.

Três óbitos no Cadaval

De acordo com a última informação reportada pela autoridade local de saúde do Cadaval registaram-se três falecimentos oficialmente imputados à doença Covid-19. Duas dessas situações de óbito respeitam a utentes do lar da Vermelha onde ocorreu recentemente um surto.

A autarquia do Cadaval lembra que “os óbitos oficialmente associados à Covid-19 podem nem sempre relacionar-se diretamente com a patologia. Em regra, essas mortes sucedem por agravamento de estado de saúde perante a preexistência de outras enfermidades”.

“Isto porque, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde efetua o registo dos óbitos “com” Covid e não apenas “por” Covid. Portanto, o que conta, para efeitos estatísticos, tem que ver com o facto de o indivíduo, à data da morte, se encontrar ou não infetado com o novo coronavírus”, frisou.

Em Alenquer o óbito foi registado na freguesia de Carnota.

Infetados em lar na Serra d’El Rei

Num lar da freguesia da Serra d’El-Rei foram detetados quatro utentes e dois trabalhadores com Covid-19, verificando-se ainda um surto na Docapesca, em Peniche, onde entre os cerca de 40 trabalhadores, sete ficaram infetados.

O Estúdio Municipal de Dança em Peniche foi temporariamente encerrado como medida preventiva, na sequência da deteção de dois casos positivos de Covid-19 em alunas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Peniche, em conjunto com a Delegação de Saúde de Peniche, está a acompanhar a situação e logo que estejam reunidas as condições o estúdio retomará a sua atividade.

Face à prorrogação do estado de emergência, no período compreendido entre as 00h do dia 24 de novembro e as 23h59 do dia 15 de dezembro, fica proibida a realização da feira mensal de Peniche.

O Município de Peniche também decidiu no mesmo período encerrar ao público a Escola de Rendas de Bilros, o Museu da Renda de Bilros, o Centro de Convívio, o Centro de Alto Rendimento, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e o Estúdio Municipal de Dança. O Espaço Internet funcionará no edifício da Biblioteca Municipal.

O atendimento nos serviços de planeamento de gestão urbanística e obras municipais faz-se às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h, mediante marcação prévia.

Trabalhadores agrícolas com vírus

Em Torres Vedras, um surto de casos de Covid-19 associados a trabalhadores agrícolas apresenta 98 casos ativos. Todos pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Morreu na cama

Os bombeiros das Caldas da Rainha tiveram na manhã da passada sexta-feira de forçar a entrada numa habitação na aldeia do Chão da Parada para tentar socorrer uma mulher de 55 anos que vieram a encontrar deitada na cama em paragem cardiorrespiratória, na sequência de doença súbita.

The Wellness Clinic propõe tratamentos para quem quer perder peso

Ano novo, novas preocupações. Ao iniciar um novo ano, e com o aproximar do verão as pessoas começam a ter uma preocupação acrescida com a imagem, e nesse sentido a clínica The Wellness Clinic, na rua Emídio de Jesus Coelho nº10, em Caldas da Rainha, propõe “uma série de tratamentos e cuidados indicados para quem pretende perder peso, gordura localizada ou mesmo celulite”.