Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

EHTO assinala 14º aniversário no almoço temático “Sustentabilidade à Mesa”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) assinalou o 14º aniversário, na passada quinta-feira, com um almoço temático, no restaurante pedagógico Ferreira da Silva, inserido no projeto “Sustentabilidade à Mesa”, onde os alunos do terceiro ano dos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas criam pratos com base em produtos regionais para serem degustados pelo público.
Neste almoço estiveram presentes os responsáveis pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça

A escola tinha previsto um programa comemorativo, com a realização de uma cerimónia e entrega de diplomas de mérito escolar aos alunos, que acabou por ser cancelada, mantendo apenas o almoço temático que se realiza no âmbito do projeto pedagógico. Desta vez, a ementa foi dedicada à maçã de Alcobaça, começando desde logo no aperitivo.

Na chegada à escola, os alunos serviram aos clientes um sumo de maçã, com xarope de maçã e vodka. Mas para os que preferiram um aperitivo sem álcool, puderam provar um sumo de maçã e laranja, com xarope de canela preparado pelos dois alunos do terceiro ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

Já sentados no restaurante pedagógico foi servido para entrada croquetes de alheira, com maçã e creme de abóbora. Em seguida foi servida raia em caldeirada, com puré de maçã, funcho, espargos e bimis, e posteriormente, codorniz recheada com maçã, morcela e especiarias com puré de ervilhas e ovo de codorniz. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar uma tarte de maçã, em texturas com gelado.

No almoço também esteve presente uma representante da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), Susana Costa, que forneceu o produto para este menu. Esta associação sem fins lucrativos, que é composta por 22 associados, tem como “grande objetivo a promoção da Maçã de Alcobaça, enquanto entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida”.

Para a responsável, “estas parcerias criam sem dúvida mais valor, quer a nível de parceiros, quer a nível do setor, além disso é extremamente importante na medida em que pode incentivar os seus alunos a ver o produto como uma mais-valia, ao introduzi-los nos pratos que criam, quer na escola, quer no futuro profissional”. “É uma ligação extremamente importante para ambas as partes”, frisou a representante da APMA.

O “Sustentabilidade à Mesa” vai continuar na próxima quinta-feira, com um menu dedicado à região do Alentejo e de Itália.

EHTO já formou 1000 alunos

Após o almoço houve bolo de aniversário para celebrar o 14º aniversário da escola, que “ao longo destes catorze anos de atividade já certificou e formou cerca de 1000 alunos nos cursos de “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas”, “Operações Turísticas e Hoteleiras”, “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Padaria Avançada”, sublinhou o diretor da EHTO, Daniel Pinto, adiantando que “o nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho de valorização dos recursos humanos no setor do turismo, neste momento difícil que estamos atravessar mas que acreditamos que vai passar”.

Nesse mesmo dia iniciou na escola o novo curso relacionado com o “Turismo de Saúde e Bem-Estar”, sendo “uma oferta formativa e inovadora a nível nacional, com um formato b-learning”. “É uma das novidades deste ano letivo, que conta com trinta alunos, a maioria da região”, relatou Daniel Pinto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.