Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

EHTO assinala 14º aniversário no almoço temático “Sustentabilidade à Mesa”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) assinalou o 14º aniversário, na passada quinta-feira, com um almoço temático, no restaurante pedagógico Ferreira da Silva, inserido no projeto “Sustentabilidade à Mesa”, onde os alunos do terceiro ano dos cursos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria e Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas criam pratos com base em produtos regionais para serem degustados pelo público.
Neste almoço estiveram presentes os responsáveis pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça

A escola tinha previsto um programa comemorativo, com a realização de uma cerimónia e entrega de diplomas de mérito escolar aos alunos, que acabou por ser cancelada, mantendo apenas o almoço temático que se realiza no âmbito do projeto pedagógico. Desta vez, a ementa foi dedicada à maçã de Alcobaça, começando desde logo no aperitivo.

Na chegada à escola, os alunos serviram aos clientes um sumo de maçã, com xarope de maçã e vodka. Mas para os que preferiram um aperitivo sem álcool, puderam provar um sumo de maçã e laranja, com xarope de canela preparado pelos dois alunos do terceiro ano do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

Já sentados no restaurante pedagógico foi servido para entrada croquetes de alheira, com maçã e creme de abóbora. Em seguida foi servida raia em caldeirada, com puré de maçã, funcho, espargos e bimis, e posteriormente, codorniz recheada com maçã, morcela e especiarias com puré de ervilhas e ovo de codorniz. Para a sobremesa, os alunos optaram por preparar uma tarte de maçã, em texturas com gelado.

No almoço também esteve presente uma representante da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), Susana Costa, que forneceu o produto para este menu. Esta associação sem fins lucrativos, que é composta por 22 associados, tem como “grande objetivo a promoção da Maçã de Alcobaça, enquanto entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida”.

Para a responsável, “estas parcerias criam sem dúvida mais valor, quer a nível de parceiros, quer a nível do setor, além disso é extremamente importante na medida em que pode incentivar os seus alunos a ver o produto como uma mais-valia, ao introduzi-los nos pratos que criam, quer na escola, quer no futuro profissional”. “É uma ligação extremamente importante para ambas as partes”, frisou a representante da APMA.

O “Sustentabilidade à Mesa” vai continuar na próxima quinta-feira, com um menu dedicado à região do Alentejo e de Itália.

EHTO já formou 1000 alunos

Após o almoço houve bolo de aniversário para celebrar o 14º aniversário da escola, que “ao longo destes catorze anos de atividade já certificou e formou cerca de 1000 alunos nos cursos de “Técnicas de Cozinha/Pastelaria”, “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas”, “Operações Turísticas e Hoteleiras”, “Gestão e Produção de Pastelaria” e “Padaria Avançada”, sublinhou o diretor da EHTO, Daniel Pinto, adiantando que “o nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho de valorização dos recursos humanos no setor do turismo, neste momento difícil que estamos atravessar mas que acreditamos que vai passar”.

Nesse mesmo dia iniciou na escola o novo curso relacionado com o “Turismo de Saúde e Bem-Estar”, sendo “uma oferta formativa e inovadora a nível nacional, com um formato b-learning”. “É uma das novidades deste ano letivo, que conta com trinta alunos, a maioria da região”, relatou Daniel Pinto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Venda de Natal da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar

Têxteis, artesanato, cerâmica, livros, artigos de bebé e louça são alguns dos produtos disponíveis na Venda de Natal que a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha realiza de 1 a 23 de dezembro num espaço na Praça da Fruta (ao lado da loja da Vodafone). 

109796 venda natal 1jpg

Sede do Olha-Te encheu para o lançamento do livro “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”

A sede do Olha-Te, nas Caldas da Rainha, encheu para o lançamento do livro infantil “O Pica – Pau da Lagoa de Óbidos”, de Ina Vasques.  Foi com o apoio de familiares, entidades, autarcas e muitos amigos que a autora apresentou o seu primeiro livro para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos e que ensina posições de yoga que “vão ajudar a atingir o equilíbrio físico e emocional”.

ina