“Não queremos que nenhum dos nossos associados deixe de ter algum apoio financeiro, para o caso de precisar de dinheiro para resolver algum problema mais urgente”, declarou Luís Gomes, presidente da ACCCRO.
Uma app de realidade aumentada é a primeira iniciativa que irá contribuir para a constituição do Fundo. Através da aplicação, e para quem concluir o percurso do jogo, será possível ganhar um “golden ticket solidário”, que consiste num imã (com uma imagem alusiva ao “Caldas, Rainha do Natal”) que simbolizará um euro para o Fundo.
“Por cada vez que alguém completa o jogo de realidade aumentada, a ACCCRO contribui com um euro para este Fundo”, explicou Luís Gomes, acrescentando que a “aplicação diz quais os pontos (estabelecimentos comerciais) onde poderão ir buscar o golden ticket solidário”.
Estes imãs também irão estar à venda pelo mesmo valor, para quem quiser simplesmente comprar e ajudar os comerciantes locais.
São cinco as animações de realidade aumentada que o público pode descarregar uma aplicação no seu smartphone e interagir com elementos virtuais em cinco pontos da cidade das Caldas da Rainha. Por exemplo, é possível desfrutar de experiências 3D ao apontar o telemóvel para o edifício do CCC (QR Code), aparecendo o trenó, o Pai Natal e as renas a voarem.
Ver Rafael Bordalo Pinheiro junto à figura de Zé Povinho da Rota Bordaliana (em frente ao edifício da Câmara Municipal), o lobo na Praça 5 de Outubro, assistir à história da fuga da corte contada pelas duas irmãs doceiras na Rua das Montras ou ver a Rainha D. Leonor à entrada do Hospital Termal, são outras possibilidades.
Segundo o presidente da ACCCRO, o projeto é inédito e vai permitir que se faça “sozinho ou com a família um percurso pela cidade com momentos interativos com realidade aumentada, onde cada figura apresentada conta uma história”. “Podem também tirar selfies e interagir com as animações de realidade aumentada”, adiantou.
Luís Gomes destacou que desta forma as pessoas podem “divertir-se, conhecer mais sobre a cidade, fazer exercício físico e ao mesmo tempo ajudarem quem precisa”.
“Em ano de pandemia, o objetivo é reinventar o Natal e trocar as habituais animações de rua por espetáculos transmitidos pelas plataformas digitais para não deixar morrer a marca Caldas da Rainha”, salientou.
Para experimentar o jogo de realidade aumentada pelas ruas das Caldas da Rainha basta descarregar a aplicação gratuita “Caldas, Rainha do Comércio AR”.
O projeto da ACCCRO, no valor de cerca de 12 mil euros, está inserido no orçamento do projeto “Caldas, Rainha do Natal” que está a ser desenvolvido em parceria com a autarquia.
0 Comentários