Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 13° C

Jardim infantil de Ferrel encerrado até ao final do mês

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No Jardim Infantil de Ferrel, no concelho de Peniche, foram detetadas seis funcionárias e treze crianças com Covid-19. A instituição está fechada desde 13 de novembro até ao final do mês.
As instalações só devem reabrir no dia 30 de novembro

Uma funcionária acusou Covid-19 e a partir daí a autoridade de saúde determinou a realização de testes às restantes 24 colaboradoras do Jardim Infantil de Ferrel e às 126 crianças que o frequentam – 56 na creche e 70 no pré-escolar.

Apesar do plano de contingência rígido, o vírus entrou na instituição. “É isso que nos admira. Tentámos cumprir à risca e surge-nos esta situação. Não podemos acusar ninguém porque qualquer pessoa está sujeita a ficar infetada. A primeira podia não ser a funcionária mas uma criança”, manifestou Joaquim Jorge, presidente da Associação Jardim Infantil de Ferrel.

Foi na sala dos cinco anos que o vírus contagiou as treze crianças infetadas, que estão assintomáticas. Há seis funcionárias desta instituição particular de solidariedade social naquela vila do concelho de Peniche com Covid-19, uma delas inspirando maiores cuidados.

Foi feita a desinfeção do estabelecimento pelos bombeiros e por indicação da autoridade de saúde foi encerrada esta instituição particular de solidariedade social. A parte da creche podia continuar a funcionar, mas a direção achou também dever parar.

A situação causa transtorno, admitiu Joaquim Jorge. “Para nós e para os pais. Como é que vão trabalhar, não podem. Depois também têm de estar confinados, a partir do momento em que as crianças estão infetadas”, referiu.

As crianças da creche, desde os quatro meses, e do pré-escolar dos três aos seis anos, só deverão voltar ao jardim infantil de Ferrel no dia 30 de novembro, altura em que está prevista a reabertura das instalações, se não houver ordem em contrário.

Entre 16 de março e 18 de maio deste ano o jardim infantil esteve encerrado na sequência da decisão tomada pelo Governo de encerramento das escolas, tendo a creche reaberto no dia 18 de maio, com regras mais restritas. Antes, todos os colaboradores fizeram teste e obtiveram resultado negativo. O pré-escolar foi reaberto no dia 1 de junho, também seguindo normas mais rígidas do plano de contingência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival das Sopas ajuda jovens

O I Festival das Sopas vai realizar-se no Centro Paroquial de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de dezembro,pelas 13h. O evento contará com sopa da pedra, sopa de peixe, sopa de legumes e canja. Também haverá petiscos, filhós, café da avó...