Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Cinco mortes numa semana na região Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa semana a região Oeste passou de 71 para 76 falecimentos associados à infeção pelo novo coronavírus. Entre as 23h59 de 9 de novembro e as 23h59 de 16 de novembro houve quatro mortes associadas à Covid-19 na região Oeste, fazendo elevar para 76 o número de óbitos. Os falecimentos foram registados em Peniche, Cadaval, Torres Vedras e Alenquer (2).

O concelho de Torres Vedras é o que regista mais mortes (18), seguindo-se Alenquer (14), Alcobaça (11), Caldas da Rainha (7), Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Peniche e Cadaval (5), Lourinhã (3), Nazaré (2) e Bombarral (1). Óbidos é o único concelho do Oeste sem óbitos.

O número de casos ativos de Covid-19 na região Oeste é agora 1094 (mais 102). Alenquer – 345 (menos 32) é o concelho que apresenta o maior número, seguindo-se Torres Vedras – 186 (mais 58), Alcobaça – 115 (mais 19), Caldas da Rainha – 101 (mais 23), Arruda dos Vinhos – 84 (mais 4), Peniche – 72 (mais 44), Cadaval – 60 (menos 4), Nazaré – 44 (mais 19), Sobral de Monte Agraço – 36 (menos 6), Lourinhã – 20 (menos 30), Óbidos – 19 (mais 2) e Bombarral – 12 (mais 5).

Por freguesias, em Alenquer existem 83 ativos na União de Freguesias de Alenquer, 34 na freguesia de Meca, 163 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, 14 em Olhalvo, 8 em Ventosa, 18 na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, 8 em Ribafria e Pereiro de Palhacana, 12 em Carnota, 12 na Ota, 11 na Abrigada e Cabanas de Torres e 2 em Vila Verde dos Francos.

Em Torres Vedras existem 105 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 613 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

A distribuição de casos ativos pelas freguesias do Concelho faz-se da seguinte forma: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 48; Santa Maria, São Pedro e Matacães: 46; Silveira: 23; São Pedro da Cadeira: 22; União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 11; Ponte do Rol: 6; Turcifal: 6; Freiria: 5; União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 5; Ventosa: 5; Ramalhal: 4; União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 3; União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 2.

Em Peniche os casos ativos são registados na cidade (28), nas freguesias de Atouguia da Baleia (20), Ferrel (16) e Serra d’El Rei (8). Há 389 pessoas em quarentena ou sob vigilância.

Na Lourinhã não há relato de casos por freguesias, mas é avançado que existem 159 pessoas em isolamento e 2 em vigilância passiva.

Nos restantes concelhos do Oeste os casos nas freguesias não são pormenorizados.

Novo surto em lar do concelho do Cadaval

Depois de Alguber, há outra aldeia do concelho do Cadaval onde foi registado um surto numa ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas). Trata-se da Vermelha, com 18 utentes infetados com Covid-19.

O contágio abrange ainda sete profissionais, residindo dois destes fora do concelho, pelo não entram na contagem local, de acordo com os critérios da Direção-Geral da Saúde, revelou a Câmara Municipal do Cadaval.

O lar está em processo de legalização e tem 19 utentes e 18 funcionários.

Os primeiros casos foram detetados na sexta-feira, depois de quatro utentes terem apresentado sintomas, o que levou as autoridades de saúde a testarem todos os utentes e funcionários do lar no sábado. Dos 25 infetados, a maioria está assintomática.

Apenas o utente com teste negativo à Covid-19 foi separado dos restantes.

Centro de Saúde do Cadaval esteve fechado

A testagem levada a cabo às mais de duas dezenas de profissionais do Centro de Saúde António Arnaut, no Cadaval, no intuito de despistar novos casos de infeção, deu negativo à Covid-19, pelo que a reabertura aconteceu na passada segunda-feira.

Foi levada a efeito uma operação de desinfeção em todo o espaço da unidade de saúde. Esta ação foi efetuada numa parceria do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários do Cadaval.

O centro de saúde tinha sido encerrado na quinta-feira depois de os quatro médicos terem ficado infetados pelo novo coronavírus.

O primeiro caso de infeção foi conhecido na passada quarta-feira, tendo os restantes três médicos sido sujeitos a teste à Covid-19, cujo resultado deu positivo.

O concelho é considerado de elevado risco e consta da lista dos municípios com restrições de circulação.

Bombeiros do Bombarral negam casos

A corporação de soldados da paz do Bombarral tornou público que circula a informação de que existem bombeiros infetados, o que não corresponde à verdade, acabando por “provocar desconforto e gera alarme junto da população que servimos”.

“A nossa instituição é dotada de responsabilidade cívica e operacional, e obviamente que não estando os bombeiros imunes, caso surja algum caso positivo divulgaremos e serão tomadas as medidas necessárias e ajustadas previstas no plano de contingência”, assegura a corporação.

Duas turmas em isolamento na Lourinhã

O Agrupamento de Escolas da Lourinhã revelou que a existência de um caso de Covid-19 levou, por indicação do delegado de saúde, ao isolamento em casa da turma 1PJ até 23 de novembro.

O 10º C cumpre igualmente isolamento até 19 de novembro, devido a um caso na turma.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss