Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Núcleo dedicado a João Almeida inaugurado no Museu do Ciclismo

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O jovem ciclista de A-dos-Francos, João Almeida, que brilhou na Volta a Itália, onde durante quinze dias vestiu a camisola da liderança, terminando em quarto lugar, já tem um núcleo no Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha. O núcleo "João Almeida na Galeria dos Heróis", que inclui um conjunto de adereços, mas também a bicicleta onde, com cerca de três anos, deu as primeiras pedaladas, e ainda a camisola do primeiro clube, a Ecosprint, a camisola rosa e o capacete da mesma cor que envergou no Giro, foi inaugurado na passada quinta-feira, na presença do atleta e da sua família.
Núcleo sobre João Almeida inaugurado no Museu do Ciclismo

Na vitrina, que está situada na exposição permanente do 1º andar do museu, e que “foi pintada de cor-de-rosa de propósito para ele”, constam um conjunto de adereços, incluindo alguns dos troféus mais importantes que conquistou, fotografias, manchetes de jornais sobre os feitos que o atleta almejou no Giro D’Italia, e ainda outros objetos que contam “um pouco da minha infância e do meu percurso pelo ciclismo”, explicou João Almeida.

Para o atleta, “esta homenagem é o reconhecimento do resultado e do trabalho que tenho feito no ciclismo, e por isso estou muito agradecido por ter feito isto”, revelando ainda a sua vontade de fazer crescer aquela coleção no futuro. Igualmente disse que “ver o meu nome escrito na história do ciclismo português é um sonho tornado realidade, e por isso vou lutar por mais”.

Já o diretor do Museu do Ciclismo, Mário Lino, explicou que “o espaço museológico decidiu homenagear o ciclista, que já ficou na história pelas suas conquistas, e ainda é um pequeno projeto, que veio enriquecer não só a sala do museu, mas toda a cidade”.

Na inauguração do novo núcleo expositivo estiveram presentes a família do atleta, o presidente da Câmara Municipal, Tinta Ferreira, e outras entidades públicas.

Após a inauguração da exposição no museu, o atleta caldense esteve a dar autógrafos, juntamente com a camisola azul, Ruben Guerreiro, no centro comercial La Vie, onde se encontra patente até ao próximo dia 23 a exposição de fotografias que retratam o percurso do atleta de A-dos-Francos desde o início da carreira, da autoria do fotógrafo João Fonseca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cortejo de oferendas rendeu mais de 148 mil euros aos bombeiros

A população das Caldas da Rainha ofereceu aos bombeiros um donativo de quase 150 mil euros. O montante vai ajudar as despesas da corporação, que sofreram um agravamento devido ao aumento dos custos. O cortejo de oferendas da Associação Humanitária dos Bombeiros...

bombeiros1

Jogo de futsal interrompido por “episódio de violência”

O jogo de futsal do escalão de juvenis “b” entre o Peniche Amigos Clube (PAC) e a Associação Desportiva de Óbidos, realizado na tarde do passado dia 27, no Pavilhão da EB 2,3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, não chegou ao fim, devido ao comportamento agressivo de um jogador, o que levou a dupla de árbitros a entender não existirem condições para prosseguir o jogo e disputar-se o último minuto que faltava.

pac