Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C

Município sensibiliza para o consumo de peixe

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O programa “Peixe: um mar de benefícios”, que pretende sensibilizar a população para o consumo de peixe, e educar a mesma para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, foi apresentado oficialmente na passada segunda-feira, na Casa da Música, em Óbidos, no âmbito do “Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis”.
Entidades na apresentação do projeto

O projeto, que surgiu através de “um desafio lançado pela empresa Moço do Peixe”, será desenvolvido pelo Serviço de Nutrição do município, que aposta “numa agenda de e para a comunidade, com base num dos temas desafiantes e com necessidade de uma maior intervenção”.

De acordo com a vereadora do município com o pelouro da saúde e bem-estar, Margarida Reis, “este tema foi escolhido pelo facto de percebermos que no concelho se verifica uma maior rejeição ao consumo de peixe, tendo por base os benefícios que dele advêm”, por isso, “lançamos este programa para sensibilizar para a importância do consumo de peixe tanto nas crianças, como nos idosos através do Centro Melhor Idade, bem como continuar a educar a população para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis”.

Desta forma, o conceito de promoção da saúde e bem-estar em Óbidos “ganha particular expressão com este programa alimentar que favorece um estilo de vida mais saudável, prevalecendo a preocupação com a obesidade infantil”.

Igualmente referiu que este projeto tem “um vínculo gastronómico centrado num produto genuíno do nosso território, pretendendo-se potenciar a qualidade de uma degustação saudável, como comer peixe em casa, nos refeitórios e restaurantes, confecionar refeições, dinamizar workshops e ainda participar em eventos”.

Para a vereadora, “abre-se aqui um espaço para uma alimentação igualmente saborosa e diversificada, mas menos processada e amiga da nossa saúde”.

Paralelamente, a iniciativa irá potenciar as boas práticas na redução do desperdício alimentar, tendo por base uma produção sustentável para um consumo razoável, sendo “uma questão que tem de ser encarada de outra forma”.

O projeto é direcionado para as escolas, jardins de infância, idosos do programa “Melhor Idade”, freguesias do concelho e também a comunidade em geral.

No que diz respeito às escolas e jardins de infância, o “Peixe: um mar de benefícios” propõe um jogo do peixe, sessões de educação alimentar e ateliê de gastronomia júnior, onde são confecionadas receitas alusivas ao tema. Já na comunidade, o programa vai promover as conversas à volta do peixe, com a academia sénior, atividades didáticas com o programa “Melhor Idade” e showcookings inseridos na iniciativa “Living Streets”, que vai decorrer na vila de 3 a 6 de junho de 2021.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, José Pereira, “a questão da saúde e da alimentação é algo que nos preocupa e queremos mudar, não só na comunidade escolar, mas também na restante comunidade”.

Presente na apresentação do projeto também esteve a docente da ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Patrícia Borges, que falou sobre a sustentabilidade do pescado e as espécies que não se devem consumir, sobretudo no meio escolar, como por exemplo o salmão, o bacalhau ou os produtos processados, que “normalmente estão associados a diversas problemáticas”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril