Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C

Foi lançado o concurso público para requalificar o IC2

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa altura em que um grupo organizado de condutores se preparava para realizar a terceira marcha lenta para exigir a intervenção do Governo na requalificação de um troço de vinte quilómetros do IC2, entre os concelhos de Alcobaça e Rio Maior, que apelidam de “estrada da vergonha”, a Infraestruturas de Portugal veio serenar os ânimos ao lançar o concurso público para a empreitada que vai finalmente pôr cobro à insegurança vivida naquela via.
Estrada tem fendas e buracos profundos

As fendas, os buracos e o pavimento irregular têm sido palco de diversos acidentes mortais, o que levou à criação do Movimento Marcha Lenta do IC2, que vê agora a sequência dos protestos originar resultados, com a publicação no Diário da República do concurso público para a empreitada de requalificação do IC2 entre o nó da Asseiceira ao quilómetro 65,2, e a zona urbana de Freires, ao quilómetro 85,5.

Trata-se de um troço com uma extensão total de cerca de 20,3 quilómetros que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, nos distritos de Santarém e Leiria.

Com um preço base de 8,6 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias, a empreitada contempla a reformulação de cinco interseções, substituindo os atuais cruzamentos por rotundas, que se localizarão aos quilómetros 78,8, 79,6, em Rio Maior, e aos quilómetros 81,3, 83,3 e 84,6, na Benedita, no concelho de Alcobaça.

Para além da construção das rotundas será realizada uma reabilitação profunda do pavimento, de todas as infraestruturas de drenagem, e a instalação de equipamentos de sinalização e segurança.

A via é um acesso até à auto-estrada para Lisboa e o trânsito é intenso. Depois de duas marchas lentas entre a Benedita e Aveiras de Cima (acesso à A1) em julho do ano passado e março deste ano, com as quais as câmaras de Alcobaça e de Rio Maior se mostraram solidárias, o movimento de protesto programava agora rumar até à Assembleia da República.

“A concretização desta intervenção irá incrementar as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC2”, garante a Infraestruturas de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”

O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.

guilherme

Recital de piano no Museu Leopoldo de Almeida

Rafael Kyrychenko, jovem pianista nascido nos Açores, deu um recital de piano na tarde do passado dia 11 no Museu Leopoldo de Almeida, no Centro de Artes, nas Caldas da Rainha.

piano

Exposição de fotografia

Pode ser vista no foyer do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a exposição de fotografia “Modelando Formas - No princípio era o gesto”, de Jorge Prata, que o Museu Machado de Castro disponibiliza para os territórios participantes no projeto “Mãos de Barro”.