Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C

Foi lançado o concurso público para requalificar o IC2

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Numa altura em que um grupo organizado de condutores se preparava para realizar a terceira marcha lenta para exigir a intervenção do Governo na requalificação de um troço de vinte quilómetros do IC2, entre os concelhos de Alcobaça e Rio Maior, que apelidam de “estrada da vergonha”, a Infraestruturas de Portugal veio serenar os ânimos ao lançar o concurso público para a empreitada que vai finalmente pôr cobro à insegurança vivida naquela via.
Estrada tem fendas e buracos profundos

As fendas, os buracos e o pavimento irregular têm sido palco de diversos acidentes mortais, o que levou à criação do Movimento Marcha Lenta do IC2, que vê agora a sequência dos protestos originar resultados, com a publicação no Diário da República do concurso público para a empreitada de requalificação do IC2 entre o nó da Asseiceira ao quilómetro 65,2, e a zona urbana de Freires, ao quilómetro 85,5.

Trata-se de um troço com uma extensão total de cerca de 20,3 quilómetros que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, nos distritos de Santarém e Leiria.

Com um preço base de 8,6 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias, a empreitada contempla a reformulação de cinco interseções, substituindo os atuais cruzamentos por rotundas, que se localizarão aos quilómetros 78,8, 79,6, em Rio Maior, e aos quilómetros 81,3, 83,3 e 84,6, na Benedita, no concelho de Alcobaça.

Para além da construção das rotundas será realizada uma reabilitação profunda do pavimento, de todas as infraestruturas de drenagem, e a instalação de equipamentos de sinalização e segurança.

A via é um acesso até à auto-estrada para Lisboa e o trânsito é intenso. Depois de duas marchas lentas entre a Benedita e Aveiras de Cima (acesso à A1) em julho do ano passado e março deste ano, com as quais as câmaras de Alcobaça e de Rio Maior se mostraram solidárias, o movimento de protesto programava agora rumar até à Assembleia da República.

“A concretização desta intervenção irá incrementar as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC2”, garante a Infraestruturas de Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Uma semana com oito mortes na região Oeste

Os dados divulgados até à manhã de 25 de fevereiro davam conta que no total, desde o início da pandemia, foram registados 847 óbitos (mais 8 em relação à semana passada) na região Oeste associados à Covid-19. O concelho de Torres Vedras era onde se verificava o...

113649 covid

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio