Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C
Tourism Explorers

Duas ideias de negócio vencedoras passam à fase de aceleração

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminou no passado dia 23 a fase de ideação do Programa Tourism Explorers, que decorreu este ano na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. Entre oito ideias em ideação, em primeiro lugar ficou o projeto Rota dos Moleiros, de João Asseiceira, Rita Póvoa e Maria Lopes. Em segundo lugar, ganhou o projeto ClickGuest, de Miguel Santos, Rafaela Ferreira e Rodrigo Soares.

A Rota dos Moleiros é uma plataforma online que permite pernoitar em moinhos de água e vento, ao mesmo tempo que os clientes poderão vivenciar experiências transformadoras com as comunidades locais de regiões típicas do país.

Mais do que uma noite bem dormida, a Rota dos Moleiros oferece aos visitantes a possibilidade de abraçar os rituais típicos de cada região.

Meter as mãos na massa e cozer pão em forno de lenha, aprender a bordar com uma verdadeira bordadeira, tecelar, dar um passeio de burro nas regiões mais remotas de Portugal, são algumas das possibilidades.

“ClickGuest”, é uma solução “software de atividade chave com a tecnologia Beacon que permite interligar o alojamento ao hóspede e este às experiências locais”.

Os objetivos do projeto são proporcionar oferta diversificada de atividades e experiências aos hóspedes e melhorar a comunicação.

Tem como vantagem a informação selecionada e digital à distância de um clique. Pretende ainda melhorar a comunicação entre o alojamento local e o hóspede e reduz o contacto físico entre o hóspede durante a estadia. As duas ideias de negócio vencedoras passaram diretamente para a fase de aceleração do Programa Tourism Explorers que decorrerá em novembro. O melhor projeto vencedor da final local da cidade das Caldas irá receber o prémio monetário de dois mil euros atribuído pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha em parceria com a ACCCRO – Associação Empresarial da Região Oeste.

O projeto vencedor receberá ainda seis meses de incubação no parque Tecnológico de Óbidos e trinta horas de consultoria da empresa Núcleo Inicial. A melhor ideia de negócio vai também ter a possibilidade de ir à final nacional onde vai concorrer com doze cidades e disputar o prémio final de dez mil euros.

Segundo Célia Antunes, responsável pelo desenvolvimento do Programa Tourism Explorers, foram três dias intensos em que “os participantes desenvolveram ideias que podem vir a ser potenciais negócios de sucesso, uma vez que procuram colmatar necessidades/problemas de determinados segmentos de clientes e acrescentar valor diferenciando-se da concorrência em determinados atributos”.

Apesar do júri ter, através de critérios de avaliação, apurado os vencedores, Célia Antunes salienta que “todas as ideias têm potencial para serem desenvolvidas”.

Esta foi a 4ª edição que contou com 37 participantes na fase de ideação e já estão inscritos para a fase de aceleração oito projetos.

Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Hugo Oliveira, vereador da autarquia, Miguel Silvestre, diretor do Parque Tecnológico de Óbidos, Aida Reis, diretora da Biblioteca Municipal, e António Salvador, presidente da Assembleia Geral da ACCCRO e administrador do grupo Medioeste, foram os membros do júri da fase de ideação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.