Nas últimas semanas foram dados vários passos com vista à modernização e eletrificação da Linha do Oeste, de que se destacam a aprovação pelo Tribunal de Contas da empreitada da modernização e eletrificação do troço Meleças – Torres Vedras e a abertura do concurso público para a empreitada da obra do troço Torres Vedras – Caldas da Rainha e a inclusão, no Plano Nacional de Investimento-2030, do projeto de eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal.
Para os comunistas, “representam importantes conquistas das populações – e em particular das populações do distrito de Leiria – e avanços na consolidação do caminho para a requalificação e valorização deste eixo ferroviário”.
O PCP sublinha que os avanços agora concretizados “são o resultado da luta das populações que de forma persistente impediram o encerramento da Linha”.
A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste também considera terem sido dados nas semanas mais recentes, “passos muito importantes para a concretização do projeto de modernização e eletrificação da Linha do Oeste”, saudando “todos aqueles que ao longo dos anos não desistiram de lutar em defesa da Linha”.
“Importa agora ver iniciadas as obras no troço Meleças – Torres Vedras, concretizado sem atrasos o concurso para a empreitada da obra do troço Torres Vedras – Caldas da Rainha, dar corpo à eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e fabricados e entregues à CP os novos comboios”, vinca.
A adoção de tarifários que incentivem o uso do comboio, concorrendo com o transporte rodoviário de passageiros, é uma exigência da comissão, que aguarda a marcação de uma reunião solicitada ao presidente da CP.
0 Comentários