Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
8° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C

Bairro Azul comemora aniversário de “vizinho centenário”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A AMA - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Azul prestou na passada sexta-feira uma pequena homenagem ao seu vizinho Manuel Duarte, que completou 100 anos. Este morador do bairro, que desde que enviuvou, aos 78 anos, já teve 22 namoradas, é “totalmente autónomo”, limpa a casa e faz a comida sem ajuda.
A associação organizou uma festa de aniversário para o idoso, que completou 100 anos

O centenário, que nasceu na freguesia de A-dos-Francos, mudou-se para um apartamento no Bairro Azul há vinte e quatro, com a sua esposa, que já faleceu. “Gosto muito de morar aqui”, frisou o aniversariante, que atualmente vive sozinho, pois “não tive filhos”.

Aos 14 anos deixou a agricultura e começou a trabalhar como pedreiro. Mais tarde prestou serviço militar e posteriormente dedicou-se novamente à construção civil.

Apesar da idade avançada, Manuel Duarte continua muito lúcido e a “fazer tudo sozinho”. “Ainda hoje fiz para o almoço um arroz de camarão, e ontem confecionei dois bolos para a festa”, sublinhou o idoso caldense.

Além de confecionar e de limpar a sua própria casa, Manuel Duarte também sempre que pode vai “dar um pezinho de dança” em vários sítios, nomeadamente o Clube Sénior das Caldas da Rainha”, que atualmente encontra-se encerrado devido à pandemia Covid-19.

O idoso frisou que “os domingos em que não havia baile, não era domingo para mim”.

Para a presidente da AMA, Maria João Branco, “não é todos os dias que vemos um dos moradores do nosso Bairro a celebrar 100 anos, e assim sendo não podemos deixar em branco tal comemoração”, na qual foram cumpridas as regras de higiene e distanciamento decorrentes da Covid-19, com a participação de uma dezena de elementos da associação e de autarcas do concelho.

Para a responsável, ”a associação tem todo o interesse em realizar este tipo de iniciativas, principalmente neste contexto em que vivemos”.

Além desta iniciativa, a AMA está a preparar outro projeto, no sentido de dar mais apoio aos idosos do bairro, que “ainda está ser alinhavado”, uma feira de artesanato virtual e um concerto de natal na rua. Igualmente estreou na passada segunda-feira uma rubrica online nas redes sociais, “Histórias daqui”, coordenada e investigada por Teresa Perdigão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio