Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Palestra sobre resposta das escolas a alunos com perturbação do espectro do autismo

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As escolas estão preparadas para receber alunos com perturbação do espectro do autismo (PEA)? Foi uma das temáticas debatidas na palestra que decorreu no passado dia 15 no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, que teve como orador o médico pediatra do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Daniel Soares.
Palestra organizada pelo gabinete de psicologia da União das Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório

Para este profissional de saúde ainda “há muitas dúvidas, muitas necessidades e as escolas estão mais organizadas e despertas e atentas para estes temas, e mesmo tempo percebem as suas dificuldades”. “Percebendo as suas dificuldades conseguem de alguma forma organizar-se com equipas multidisciplinares e isso é que é importante, para saber lidar com as crianças individualmente”, disse o pediatra das Caldas.

“A forma de ajudar é encarar o aluno como um ser único, com necessidades especiais de apoio, mas que variam de caso para caso”, salientou.

Daniel Soares foi o orador convidado da palestra com o título “Integrar na diferença: compreender o autismo”, organizada pela União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório. A iniciativa contou com a presença de professores e encarregados de educação.

A sessão gerou um debate produtivo entre docentes, técnicos, encarregados de educação e pais que têm crianças com espectro do autismo.

Segundo uma mãe que tem um filho com 18 anos com espectro do autismo, um problema que enfrenta agora é uma resposta e alternativa de formação/ocupação.

Outra encarregada de educação de um filho autista mostrou preocupação com as dificuldades que a escola por vezes tem, defendendo que “deve estar preparada para dar resposta e oportunidades a todos os alunos, respeitando as suas diferenças e valorizando os seus saberes”.

Uma docente de uma escola das Caldas referiu o grande desafio de lidar com um aluno com PEA, que precisa de uma atenção maior numa sala com 28 estudantes.

Houve outra professora que falou da importância de trabalhar em rede com a família dos alunos com problemas porque é “a família que sabe quais são as expetativas das crianças”. “Cada vez mais é necessário chamar os pais e falar com eles sobre a criança, porque se não houver essa união entre pais e escola é muito mais difícil ajudar o estudante com espectro do autismo”, referiu.

“A mudança é um problema muito sério”

O médico pediatra iniciou a palestra explicando o que é a PEA, descrevendo que é uma condição que perturba o desenvolvimento global, que surge precocemente e que se manifesta num conjunto de caraterísticas que diferem de criança para criança.

É caraterizada por apresentar vários sintomas, nomeadamente na interação social, com a ausência de linguagem corporal ou outras comunicações não verbais, fracas capacidades interpessoais e de comunicação (partilhar ideias e sentimentos, fazer amigos)”, apontou, acrescentando que “tem ainda dificuldades em detetar, perceber e responder aos sentimentos dos outros”.

Quanto à linguagem e comunicação, a criança apresenta fracas capacidades de compreender e se expressar através de forma verbal. Tem uma linguagem estereotipada, repetitiva e “tipo papagaio”. Tem uma expressão verbal pobre e na construção frásica (confusão entre “tu” e “eu”), pronúncias e entoações peculiares (discurso gritado, falta de consoantes e vogais) e discurso unidirecional (não espera resposta).

No que concerne ao comportamento, Daniel Soares referiu que é rígido e ritualista (sempre o mesmo caminho, os mesmos rituais), painel limitado de interesse, relutância em aceitar novas situações. “Toda a mudança, mudar de roupa, mudar de casa, mudar de escola – é um problema muito sério para eles. Às vezes, uma criança com espectro do autismo não quer comer. Quando se vai investigar, descobre-se que agiu assim ao dar-se conta de que a comida não estava colocada no prato como é habitual”, explicou.

O médico pediatra defendeu que a prescrição de testes genéticos para diagnóstico etiológico de PEA deve ser devidamente fundamentada.

Segundo este responsável, as manifestações da PEA modificam-se com a idade e é possível o diagnóstico “fidedigno a partir dos 14 meses”.

“Mesmo aqueles com diagnóstico não confirmado aos 3 anos mantêm outro tipo de défice ou perturbação no desenvolvimento”, contou, adiantando que “o diagnóstico e a intervenção dirigida o mais precocemente possível melhora o prognóstico”.

O médico aconselhou o público a ler o livro “O Estranho Caso do Cão Morto”, de Mark Haddon, que conta a história de Christopher Boone, um miúdo autista, de 15 anos, que vive enredado no seu próprio mundo, longe de tudo e de todos.

Esta foi a última palestra de um ciclo de cinco organizadas pelo Gabinete de Psicologia da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

No contexto da pandemia algumas decorreram de forma virtual (online).

O presidente da união de freguesias, Vítor Marques, decidiu realizar esta sessão de forma presencial com a obrigatoriedade do uso de máscara e onde foram asseguradas todas as medidas de segurança necessárias face ao momento que vivemos (nomeadamente a distância de segurança no espaço).

O autarca destacou a importância das palestras que decorreram ao longo do ano, integradas numa ação de formação certificada.

Dado o envolvimento dos professores e sucesso da iniciativa, Vítor Marques pondera realizar mais um ciclo de conferências com outros temas importantes no contexto escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.