José Pereira, vereador com o Pelouro da Ação Social, explica que o protocolo, assinado no passado dia 16, em reunião de Câmara, com a associação Dignitude, “vai permitir aos munícipes com mais de 65 anos aceder à vacina da gripe nas farmácias do concelho aderentes nesta parceria”.
O autarca revela que “não é necessária receita médica”, sublinhando que “a vacina é gratuita”. “Basta ser munícipe e fazer a marcação prévia na respetiva farmácia para tomar a vacina”, afirma, realçando que “se pretende fazer uma maior cobertura de vacinação contra a gripe, no menor espaço de tempo possível”.
Estima-se que o concelho de Óbidos tenha cerca de duas mil pessoas com mais de 65 anos, sendo que o Serviço Nacional de Saúde cobre 50 por cento desse número. “Nesta fase, que é a segunda, o que estamos a fazer é, com as 400 vacinas, tentar cobrir o maior número de pessoas, uma vez que, em plena pandemia, há que ter cuidados redobrados com a gripe e outras doenças respiratórias”, declara José Pereira. O autarca afirma que o investimento municipal nesta iniciativa é de cerca de 900 euros.
A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou a 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do sector social que prestam cuidados.
Na segunda fase, que se iniciou a 19 de outubro, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas, em todo o território do concelho.
0 Comentários