Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C

Óbidos oferece 400 vacinas da gripe a munícipes com mais de 65 anos

20 de Outubro, 2020
Os munícipes do concelho de Óbidos, com mais de 65 anos, têm, a partir de agora, acesso à vacina da gripe de forma gratuita. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Óbidos, que, em parceria com a associação Dignitude, vai disponibilizar 400 doses da vacina da gripe aos munícipes seniores do concelho, num apoio ao Programa Nacional de Vacinação.
Os munícipes seniores podem fazer a marcação prévia nas farmácias do concelho aderentes

José Pereira, vereador com o Pelouro da Ação Social, explica que o protocolo, assinado no passado dia 16, em reunião de Câmara, com a associação Dignitude, “vai permitir aos munícipes com mais de 65 anos aceder à vacina da gripe nas farmácias do concelho aderentes nesta parceria”.

O autarca revela que “não é necessária receita médica”, sublinhando que “a vacina é gratuita”. “Basta ser munícipe e fazer a marcação prévia na respetiva farmácia para tomar a vacina”, afirma, realçando que “se pretende fazer uma maior cobertura de vacinação contra a gripe, no menor espaço de tempo possível”.

Estima-se que o concelho de Óbidos tenha cerca de duas mil pessoas com mais de 65 anos, sendo que o Serviço Nacional de Saúde cobre 50 por cento desse número. “Nesta fase, que é a segunda, o que estamos a fazer é, com as 400 vacinas, tentar cobrir o maior número de pessoas, uma vez que, em plena pandemia, há que ter cuidados redobrados com a gripe e outras doenças respiratórias”, declara José Pereira. O autarca afirma que o investimento municipal nesta iniciativa é de cerca de 900 euros.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde arrancou a 28 de setembro, com uma primeira fase que incluiu apenas as faixas da população consideradas prioritárias, como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do sector social que prestam cuidados.

Na segunda fase, que se iniciou a 19 de outubro, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas, em todo o território do concelho.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mobiliário hospitalar renovado

Com o intuito de prestar melhores cuidados aos utentes e de proporcionar melhores condições aos profissionais, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) adquiriu 40 camas elétricas e 130 mesas de cabeceira e leito, traduzindo-se num investimento de 106.177,04 euros.

mobiliario