Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

ETEO formou mais de 1700 alunos ao longo de 30 anos

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), nas Caldas da Rainha, celebrou, a 15 de outubro, três décadas de existência, numa cerimónia que apesar das condicionantes devido à pandemia, conseguiu festejar de forma segura, trinta anos de projetos de vida, de alegrias, sonhos e oportunidades. A escola nasceu em 1990 e tem sido desde essa altura uma referência na área do ensino profissional, tendo formado mais de 1700 alunos, com uma taxa empregabilidade de mais de 74%, sendo que 13% prosseguem os estudos.
A ETEO celebrou 30 anos no dia 15 de outubro

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, destacou a notoriedade que a ETEO ganhou na região, salientando que as pessoas já falam do ensino profissional como uma parte integrante do sistema educativo. “A ETEO contribuiu para desmitificar o ensino profissional na região, ou seja, deu um contributo decisivo para que o ensino profissional fosse tão válido como outro”.

O autarca recordou que a ETEO foi “o agente que contribuiu para a valorização do ensino profissional na região e para que rapidamente fossemos dos primeiros municípios do país a chegar àquilo que era o rácio definido pela União Europeia em termos de equivalência de prossecução de estudos”.

“Chegámos ao rácio de perto de 50% de alunos no ensino profissional no concelho e não fazem ideia como isso é importante quer para a valorização para a atividade profissional das empresas como também para aqueles que prosseguem os estudos”, adiantou. Destacou ainda o facto da ETEO “estar bem classificada nos rankings das escolas profissionais”.

A diretora da ETEO, Filomena Rodrigues, sublinhou que “o nosso objetivo sempre foi e vai continuar a ser, formar jovens com conhecimentos e as competências necessárias adequadas para que possam ser cidadãos do mundo qualificados para fazer o seu desempenho profissional em qualquer país”.

Filomena Rodrigues revelou que a escola profissional continua a oferecer cursos naquelas áreas que pensam ser as “necessárias e úteis” para o desenvolvimento “da região e do país”.

A responsável salientou que em tempo de pandemia, a escola teve de se reinventar, agradecendo a “todos os professores e funcionários que se desdobraram, adaptaram e inovaram para conseguirem dar resposta com sucesso a esta altura de grande dificuldade”.

Filomena Rodrigues homenageou Luís Sá Lopes, que se retirou no verão passado de diretor pedagógico da ETEO, função que exerceu desde o início. “Muito contribuiu para o nosso projeto educativo”, salientou.

“ETEO é uma grande família”

A data foi assinalada com um pequeno espetáculo dinamizado por artistas da casa (alguns alunos e docentes).

“Ser Feliz é…”, adaptação de poema de autor desconhecido, e “Pedra Filosofal”, de António Gedeão, iniciaram o programa, seguido de “ETEO de onde vais”, por Sandra Valentim, e “Estrela Polar”, de António Gedeão.

Decorreu um sketch teatral intitulado “Alta Definição Especial ETEO”. Tratou-se de um momento cómico, onde o entrevistador (professor Ricardo Miguel) entrevistou dois ex-alunos, um que frequentou a escola nas antigas instalações da escola nos Pavilhões do Parque (1990 a 2005) e outro que frequentou as atuais instalações, que foram inauguradas em 2005. Foram focadas as diferenças das condições dos edifícios, com algumas piadas sobre peripécias vividas nos pavilhões. A mensagem final foi que a ETEO, apesar de estar em instalações mais modernas, sempre foi e continua a ser “uma grande família”.

Não esquecendo os alunos e professores que, devido às medidas de segurança por causa da pandemia, assistiram à celebração nas suas salas através de vídeo, foi lida uma frase de cada turma sobre o que pensam da escola.

Para a turma de 1º ano do curso de Técnico de Gestão, a “ETEO é uma escola onde todos nos conhecemos, onde a simplicidade habita e a delicadeza, o cuidado, o bem estar, está em primeiro lugar, isso faz da escola a segunda casa”.

“Com união e esperança, a família ETEO tudo alcança!”, é a frase da turma do 1º ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) .

Já a turma do 2º ano de TAS transmitiu os parabéns à escola, manifestando “o orgulho de fazer parte desta grande família”.

“A ETEO é a porta do futuro profissional e obrigado por fazer parte desta grande família sempre em segurança”, manifestaram as turmas do 2º ano de Técnico de Informático Sistemas e de Técnico de Segurança no Trabalho.

“A ETEO é a nossa segunda casa, onde construímos união, o futuro e a oportunidade de uma profissão”, foi a frase da turma do 2º ano de Técnico de Termalismo.

Também o 2º ano do curso de TSJ – Técnico de Serviço Jurídicos deixou uma mensagem, afirmando que na ETEO “existe uma cumplicidade entre todos”.

Derivado à pandemia não houve bolo de aniversário, mas os parabéns foram cantados por todos os presentes. A cerimónia terminou com o hino da casa. A cerimónia, apresentada por José Ramalho, decorreu no auditório da escola com a presença dos representantes da direção da APEPO – Associação Para o Ensino Profissional do Oeste – entidade proprietária da escola.

Responsáveis das entidades associadas da APEPO deram o seu testemunho. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha esteve representada por Tinta Ferreira, a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, por Luís Gomes, a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, por Jorge Barosa, o Turismo do Centro de Portugal contou com a participação de Ilda Cruz em representação de Pedro Machado e o Montepio Rainha D. Leonor – Associação Mutualista, esteve representada por Marques Pereira (o Montepio integrou a APEPO em 2015, sendo a mais recente entidade associada).

Estiveram ainda presentes os presidentes das uniões de freguesia da cidade, Vítor Marques e Jorge Varela, e alguns docentes.

A ETEO tem atualmente 310 alunos, 8 cursos e 14 turmas e ainda 50 professores e 15 funcionários.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe