Na X30 Super Shifter, única categoria em que os karts estão equipados com caixa de velocidades, Ricardo Borges não deixou desta vez escapar a vitória quer à geral quer na classe Sénior. O piloto da Maia mostrou desde o início a sua rapidez e fez uma gestão perfeita de todo fim de semana, para depois, na final, ser protagonista de um arranque que lhe permitiu a meio da corrida ‘entrar em modo de gestão’ até ver a bandeira xadrez.
Na categoria X30 Sénior, Santiago Ribeiro, perante um forte e extenso pelotão, garantiu a pole-position e dava assim boas indicações para lutar pelo pódio. Contudo, na primeira manga de qualificação passou por um corretor mais alto que o obrigou a sair de pista. Na segunda manga, o piloto da Ericeira recuperou 10 posições e terminou no 8.º lugar, prevendo-se uma recuperação na pré-final e final, mas uma lesão no olho esquerdo, que ficou quase fechado devido à inflamação, impediu-o de se impor no resto da prova. Luís Caetano correu pela primeira vez com as cores da EKO/Birel ART Portugal e garantiu um lugar no top-10, dando assim boas indicações na sua prova de estreia na equipa do Oeste.
Na categoria Juvenil, com 18 pilotos em pista, Pedro Cachada venceu as duas mangas de qualificação e Santiago Alves a pré-final, tendo na final Pedro Cachada e Santiago Alves sido os segundo e terceiros classificados, com Gustavo da Silva a terminar logo a seguir. O piloto que terminou na primeira posição foi desclassificado do evento por irregularidade técnica no kart, mas a sua equipa apelou da decisão do Colégio de Comissários Desportivos e resta agora esperar que a FPAK se pronuncie.
Se nada se alterar, a EKO/Birel ART Portugal monopoliza o pódio, com Pedro Cachada no lugar mais alto, seguido de Santiago Alves e Gustavo da Silva, respetivamente. Pedro Dias Soares estreou-se a correr pela equipa do Oeste e foi 11.º classificado, enquanto Diogo Caetano e Romeu Mello terminaram nas 13.ª e 14.ª posições, não escapando ambos a alguns incidentes de corrida.
A EKO/Birel ART Portugal apresentou mais um jovem piloto na categoria Iniciação, nomeadamente Martim Gomes que, na pré-final, esteve na discussão pelo terceiro lugar e na final encerrou o top-5. Já o torreense Duarte Vaz, com menos um dia de treino face à concorrência, foi sétimo classificado. São dois jovens de apenas seis anos.
0 Comentários