Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Antigo pescador com dois peixes no nome

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um residente em São Martinho do Porto tem dois peixes no nome – chicharro e robalo – uma circunstância não muito habitual e que motiva brincadeiras.
Luís Chicharro Robalo

Luís Chicharro Robalo, de 84 anos, mais conhecido por “Ti Chalica” ou “Tio Luís”, ganhou os apelidos dos pais, Ana Chicharro e Silvestre Robalo, contudo, os seus dois filhos só têm Robalo no nome.

“As pessoas acham graça mas a mim não faz diferença”, contou o antigo pescador, que depois de ficar em terra passou a trabalhar no cais de São Martinho do Porto, manobrando a grua que coloca e tira barcos da água, quer dos apanhadores de algas quer as embarcações de recreio do Clube Náutico de São Martinho do Porto (CNSMP).

Segundo descreve a coletividade, “ao contrário do que muitos poderão pensar, nasceu na Nazaré, tendo ao fim de trinta dias vindo para São Martinho onde foi batizado”.

Foi para o mar aos oito anos, sobretudo para a pesca da lagosta. Mais tarde deambulou por toda a costa africana e aos 45 anos regressou a São Martinho, mantendo-se em atividade até aos 57 anos, quando passou à reforma. Esta situação durou por pouco tempo, tendo em 1995 assumido funções como operador do porto ao serviço do CNSMP.

“Ao longo de todo este tempo, é ele que cuida das instalações, do guindaste, da porta de mar, da subida e descida das embarcações, da colocação das poitas, da gestão do fundeador, com brilho e, acima de tudo, com responsabilidade”, relata o clube, que em 2017 atribuiu-lhe a designação de sócio de mérito.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.