“Temos que nos preparar muito melhor para esta luta de trabalho para que consigamos ser a pessoa selecionada”, afirmou Isabel Ratado.
A sessão, que teve como tema “A entrevista de emprego: tudo o que sempre quis saber”, decorreu no passado dia 8, na plataforma Zoom, com a colaboração da empresa de trabalho temporário, recrutamento e seleção e outsourcing especializado Multipessoal.
A team leader de recrutamento disse que o mercado de trabalho está em constante alteração e “não só os candidatos estão perante um cenário de incerteza como também os empregadores estão a ser obrigados a tomar decisões num curto espaço de tempo”.
Um dos conselhos de Isabel Ratado é “que se consiga destacar e marcar pela diferença, revelando as suas capacidades”. Daí a necessidade de nos “prepararmos cada vez mais para a entrevista de emprego”, apontou. “Em primeiro lugar é necessário nos conhecermos a nós próprios para nos podermos dar a conhecer aos entrevistadores”, vincou.
A sessão online teve a duração de cerca uma hora e meia de conversa descontraída, onde Isabel Ratado e Adriana Silva, também da Multipessoal, explicaram como “nos devemos preparar para a entrevista de emprego, o que fazer/não fazer durante a entrevista e algumas dicas para as entrevistas online, que serão o futuro do recrutamento”.
“O mundo não vai voltar ao que era depois desta pandemia. É necessário repensarmos e corrigirmos a forma como trabalhamos”, sublinhou. Durante a crise, as empresas estão a lidar com o teletrabalho, como estratégia para garantir a segurança dos colaboradores. Entrevistas online “já se faziam antes da pandemia, mas depois da Covid-19 e, com a necessidade de isolamento social, essa prática intensificou-se”. A tendência é que a metodologia continue, mesmo após o fim da pandemia. Preparar a entrevista online é “tão importante como a preparação para as entrevistas presenciais”.
Isabel Ratado deu dicas para entrevistas online, sublinhando quatro fatores a ter em consideração, como o equipamento que se deve utilizar, de preferência o computador portátil para a entrevista. Como plano B utilizar tablet ou smartphone. “Deve sempre verificar o equipamento e a qualidade da imagem/áudio”, explicou.
Outro fator importante é a Internet. “É importante garantir uma boa ligação à rede WiFi (por exemplo, desligar outros aparelhos ligados ao WiFi e estar próximo do router) ou utilizar uma ligação por cabo, que é mais fiável e estável do que uma ligação sem fios”, apontou.
Segundo a team leader de recrutamento, também é importante a escolha do local para a entrevista. “É necessário assegurar a tranquilidade e luminosidade do cenário, silenciar outros dispositivos, manter o microfone em “mute” quando não estamos a falar e utilizar auriculares”.
A última dica dada por Isabel Ratado é a importância da postura e ambiente. “Manter o posicionamento ideal perante a câmara, rosto centrado e costas direitas”. “É fundamental garantir que o local escolhido para a entrevista está limpo e organizado e certificar que não há interrupções e distrações à volta”, adiantou.
A sessão destinou-se a toda a comunidade caldense, com especial destaque para pessoas em situação de desemprego, procura de 1º emprego ou de novas oportunidades profissionais.
A iniciativa online contou com 19 participantes. O CLDS 4G de Caldas da Rainha irá realizar mais talk’s online que contarão com diversas participações e diferentes temáticas abordadas.
0 Comentários