Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
17° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C

Secretária de estado visita respostas às pessoas com deficiência na Nazaré

12 de Outubro, 2020
A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, deslocou-se, na passada sexta-feira ao Município da Nazaré para visitar a CERCINA - Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inserção da Nazaré e uma empresa de cerâmica, instalada em Valado dos Frades, tendo sido acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, e pela vereadora da Ação Social, Regina Piedade.
Visita à Nocal Cerâmicas, em Valado dos Frades, que integra um colaborador com deficiência

Ana Sofia Antunes iniciou a sua deslocação à Cercina, onde regressou, passados quase doze meses, após a inauguração do Lar Residencial e Residência Autónoma “Solar da Praia”, um investimento de aproximadamente 854 mil euros, cofinanciado pelo programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, e que presta serviço a 25 clientes, com deficiência intelectual, multideficiência e diagnóstico duplo.

Foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Joaquim Pequicho e ficou a conhecer alguns dos projetos que a Cooperativa tenciona desenvolver a curto/médio prazo, como a remodelação e requalificação do edifício do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), o licenciamento do serviço de apoio domiciliário para apoio à pessoa com deficiência e a Implementação do Centro de Apoio à Vida Independente.

A deslocação terminou com a visita à Nocal Cerâmicas, sediada em Valado dos Frades, fundada em 1984, cujo quadro de recursos humanos, com 50 funcionários, integra um colaborador com deficiência.

A empresa manifestou a sua satisfação por aquela contratação e mostrou-se “disponível para a celebração de mais contratos com pessoas com deficiência” ao Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Território inclusivo

Ana Sofia Antunes presidiu, em 2019, à cerimónia do hastear da Bandeira da Acessibilidade no Município da Nazaré que venceu o prémio de “Praia + acessível” (2018), tendo-se referido à importância da política de promoção de territórios cada vez mais inclusivos.

A inclusão foi anunciada como uma das principais metas de atuação do Município da Nazaré na melhoria da qualidade do seu território.

A Nazaré foi considerada a mais acessível das 214 existentes em território nacional.

“Esta é uma parte em que decidimos apostar e com sucesso, porque estamos a ser cada vez mais procurados por turistas, e alguns com condicionalismos na sua mobilidade. As praias foram uma aposta simbólica que funcionou, mas toda a questão da acessibilidade é um enorme desafio que temos entre mãos”, disse o presidente da Câmara da Nazaré.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atribuição de 75 bolsas de estudo nas Caldas

Decorre até 12 de novembro o prazo para apresentação das candidaturas para atribuição de 75 bolsas de estudo, no valor unitário de 800 euros, relativas ao ano letivo 2021/2022, destinadas a alunos oriundos de agregados familiares carenciados que pretendam prosseguir estudos em estabelecimentos de ensino superior sediados fora do concelho das Caldas da Rainha.

pexels stanley morales 3186386

Clube de Leitura presencial

A Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha acolhe a realização do Clube de Leitura em formato presencial, organizado pelas leitoras Marta Ambrósio e Elisa Santos, no dia 30 de outubro, pelas 15h00.