Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
22° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
22° C
  • Monday 35° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C

Língua alemã conquista alunos na Escola D. João II

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O número de alunos a escolher alemão como língua estrangeira na Escola D. João II das Caldas da Rainha tem aumentado devido às várias atividades que a professora Maria João Proença tem dinamizado. “Tenho notado um crescimento da procura dos alunos pela aprendizagem da língua alemã, devido às viagens de intercâmbio e atividades para a motivação dos alunos para o estudo da língua”, conta a docente.
O professor estagiário de Alemanha, Romam Vossing, e a professora da língua alemã do Agrupamentos de Escola D. João II, Maria João Proença

No ano letivo 2014/2015 a escola tinha uma turma de alemão com 14 alunos. Hoje cerca de 100 jovens, do 7º ao 9º ano de escolaridade, estão a estudar a língua oficial da Alemanha. Maria João Proença aponta as atividades extracurriculares como um dos principais motivos que levam os alunos a escolher a disciplina, destacando “o apoio do Goethe-Institut” (instituto alemão).

Além disso, “temos tido várias viagens de intercâmbio a Alemanha no 9º ano e essa informação também passa entre alunos”, referiu a professora.

A mais recente maneira de incentivar a aprendizagem da língua alemã é o projeto “Deutsch im Spiel” (alemão a brincar), em que um representante do Goethe-Institut vai à escola apresentar a língua e o país. Este ano, foi Helena Darwin quem se deslocou à escola sede do Agrupamento Escolas D. João II e dinamizou com os jovens vários jogos.

O lema foi “English ist ein Muss, Deutsch ist eim Plus (inglês é uma obrigação, alemão é uma mais valia) e teve como objetivo os estudantes conhecerem e explorarem aquele país alemão de uma forma criativa. A iniciativa, que envolveu a turma de 24 alunos do 7º ano que iniciaram a disciplina de alemão, visou também desmistificar a ideia de que é uma língua difícil, motivando-os para a sua aprendizagem.

No passado ano letivo os alunos do 7º ano que escolheram esta língua estiveram no Instituto Alemão, em Lisboa, onde através de jogos e outras atividades tiveram o primeiro contato com a língua alemã. A visita terminou com um almoço onde a típica bratwurst (salsicha) não faltou.

Estagiário alemão

No âmbito do projeto “Schulwarts”, o alemão Romam Vossing, de 24 anos, está a estagiar na Escola D. João II. O estágio iniciou em setembro e termina em dezembro. Segundo Maria João Proença, está a trabalhar com todas as turmas de alemão.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Romam Vossing disse que é a sua primeira vez em Portugal. Candidatou-se a uma bolsa de estudo para fazer o seu estágio no país e está a adorar a Escola D. João II, onde está a colaborar a professora Maria João Proença.

“É o meu segundo estágio, o primeiro foi na Rússia”, contou o docente alemão, acrescentando que “os “professores portugueses têm uma mente mais aberta”.

Em dezembro termina a universidade na Alemanha e uma opção é voltar a Portugal para lecionar a língua alemã.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural no Bairro da Ponte está a ser pintado por crianças

O muro da ponte sobre o caminho de ferro que une as duas freguesias da cidade das Caldas da Rainha, no Bairro da Ponte, está agora a ser utilizado como espaço criativo para as crianças pintarem, englobadas em atividades de ATL.

mural 1

Detido com faca após zaragata no Parque

Um indivíduo de 26 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I quando tinha abandonado uma faca de mato, com uma lâmina com comprimento superior ao legalmente permitido, após ter estado envolvido numa zaragata com outro homem.

parque1 1

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1