Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Língua alemã conquista alunos na Escola D. João II

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O número de alunos a escolher alemão como língua estrangeira na Escola D. João II das Caldas da Rainha tem aumentado devido às várias atividades que a professora Maria João Proença tem dinamizado. “Tenho notado um crescimento da procura dos alunos pela aprendizagem da língua alemã, devido às viagens de intercâmbio e atividades para a motivação dos alunos para o estudo da língua”, conta a docente.
O professor estagiário de Alemanha, Romam Vossing, e a professora da língua alemã do Agrupamentos de Escola D. João II, Maria João Proença

No ano letivo 2014/2015 a escola tinha uma turma de alemão com 14 alunos. Hoje cerca de 100 jovens, do 7º ao 9º ano de escolaridade, estão a estudar a língua oficial da Alemanha. Maria João Proença aponta as atividades extracurriculares como um dos principais motivos que levam os alunos a escolher a disciplina, destacando “o apoio do Goethe-Institut” (instituto alemão).

Além disso, “temos tido várias viagens de intercâmbio a Alemanha no 9º ano e essa informação também passa entre alunos”, referiu a professora.

A mais recente maneira de incentivar a aprendizagem da língua alemã é o projeto “Deutsch im Spiel” (alemão a brincar), em que um representante do Goethe-Institut vai à escola apresentar a língua e o país. Este ano, foi Helena Darwin quem se deslocou à escola sede do Agrupamento Escolas D. João II e dinamizou com os jovens vários jogos.

O lema foi “English ist ein Muss, Deutsch ist eim Plus (inglês é uma obrigação, alemão é uma mais valia) e teve como objetivo os estudantes conhecerem e explorarem aquele país alemão de uma forma criativa. A iniciativa, que envolveu a turma de 24 alunos do 7º ano que iniciaram a disciplina de alemão, visou também desmistificar a ideia de que é uma língua difícil, motivando-os para a sua aprendizagem.

No passado ano letivo os alunos do 7º ano que escolheram esta língua estiveram no Instituto Alemão, em Lisboa, onde através de jogos e outras atividades tiveram o primeiro contato com a língua alemã. A visita terminou com um almoço onde a típica bratwurst (salsicha) não faltou.

Estagiário alemão

No âmbito do projeto “Schulwarts”, o alemão Romam Vossing, de 24 anos, está a estagiar na Escola D. João II. O estágio iniciou em setembro e termina em dezembro. Segundo Maria João Proença, está a trabalhar com todas as turmas de alemão.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Romam Vossing disse que é a sua primeira vez em Portugal. Candidatou-se a uma bolsa de estudo para fazer o seu estágio no país e está a adorar a Escola D. João II, onde está a colaborar a professora Maria João Proença.

“É o meu segundo estágio, o primeiro foi na Rússia”, contou o docente alemão, acrescentando que “os “professores portugueses têm uma mente mais aberta”.

Em dezembro termina a universidade na Alemanha e uma opção é voltar a Portugal para lecionar a língua alemã.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.