Q

Previsão do tempo

27° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 24° C
Covid-19

Duas mortes numa semana na região Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Entre 21 e 28 de setembro foram registadas duas mortes na região Oeste associadas à Covid-19, tratando-se de idosos de Alenquer e Peniche, elevando o número para 47 óbitos.

O concelho de Torres Vedras é o que teve até agora mais mortes (13), seguindo-se Alcobaça (7), Caldas da Rainha (6), Alenquer (5), Peniche (4), Lourinhã (3), Cadaval, Nazaré, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço (2) e Bombarral (1). Óbidos é o único concelho do Oeste sem óbitos.

Nesse período o número de casos ativos passou de 223 para 262 (mais 39). Torres Vedras é o concelho que apresenta o maior número – 63 (mais 9), seguindo-se Alenquer – 47 (mais 20), Arruda dos Vinhos – 38 (menos oito), Alcobaça – 31 (menos 2), Peniche – 23 (menos 5), Sobral de Monte Agraço – 16 (mais 1), Caldas da Rainha – 11 (menos 1), Lourinhã – 13 (mais 6), Cadaval – 7 (mais 2), Nazaré – 7 (mais 2) e Bombarral – 6 (mais 5). Óbidos não tem casos ativos.

Por freguesias, em Torres Vedras a distribuição de casos ativos é a seguinte forma: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 24; Santa Maria, São Pedro e Matacães: 20; Silveira: 5; Ponte do Rol: 4; São Pedro da Cadeira: 4; Turcifal: 1; Ramalhal: 1; União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 1; União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 1; União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 1.

O surto de Covid-19 na Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, apresenta 26 casos ativos. 19 residem no concelho de Torres Vedras, quatro no concelho da Lourinhã e três no concelho do Cartaxo.

O Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, conta com 11 casos ativos. Todos pertencem a esta freguesia.

No concelho há 28 casos suspeitos e 152 contactos em vigilância.

Em Alenquer existem 14 ativos na União de Freguesias de Alenquer, dez ativos na freguesia de Meca, 18 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais, e cinco no restante concelho.

Em Sobral de Monte Agraço não há descrição por freguesias, mas foi revelado existirem 28 pessoas em vigilância ativa (confinamento obrigatório), 44 em vigilância sobreativa (efetuada por médicos de medicina geral e familiar), 20 em vigilância passiva e 72 em isolamento.

Em Arruda dos Vinhos é relatado que o surto no Solar São Miguel, em Cardosas, está praticamente resolvido, mantendo-se quatro utentes com resultados positivos ao teste à Covid-19. Por outro lado, casos já identificados nas escolas do concelho devem-se a “transmissões no seio familiar, estando a ser devidamente acompanhados pela Autoridade de Saúde”.

Na Lourinhã também não há relato de casos por freguesias, mas é avançado que existem 90 pessoas em isolamento.

Em Peniche os casos ativos são registados na cidade (13) e nas freguesias de Atouguia da Baleia (7) e Ferrel (3). Há 80 pessoas em quarentena ou sob vigilância.

A gerência do restaurante e churrasqueira A Caseirinha, em Ferrel, no concelho de Peniche, anunciou no passado domingo que após o aparecimento de um caso positivo de Covid-19 num membro do staff “foi-nos obrigatório encerrar portas e sujeitar toda a equipa ao teste”.

Recebido o resultado, tratou-se “de um caso isolado, dando todos os restantes negativo”.

Os bombeiros de Peniche realizaram a desinfeção do estabelecimento, que, segundo a gerência, voltará a abrir “apenas quando conseguirmos garantir plena segurança dos nossos clientes”.

No concelho do Bombarral foram registados no início desta semana mais quatro novos casos confirmados de Covid-19. Destes, três casos são referentes a um único agregado familiar, todos eles trabalhadores fora do concelho mas com residência no Bombarral. As freguesias não são divulgadas.

Nos restantes concelhos do Oeste os casos nas freguesias não são pormenorizados.

Raul Proença preocupada com aglomeração de alunos fora da escola

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, emitiu um comunicado onde manifesta “grande preocupação” com o incumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 no espaço fora da escola, nomeadamente, a aglomeração de alunos, o desrespeito do distanciamento social e a falta do uso da máscara.

É feito um apelo aos encarregados de educação para sensibilizarem os jovens para cumprirem as medidas de segurança no espaço envolvente da escola e no percurso até casa.

Em relação ao comportamento no interior do estabelecimento de ensino, o agrupamento destaca que, “de um modo geral, os alunos têm cumprido a adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória, uso de equipamento de proteção individual, respeito pelas normas de entrada e circulação no recinto escolar”.

Este ano letivo a piscina escolar tem regras de utilização adaptadas à situação de pandemia. Na maioria das turmas os alunos têm aulas de natação de forma rotativa a cada quinze dias. Na primeira semana de aulas foi adotado um sistema em que metade da turma fazia aula e os restantes alunos assistiam, permanecendo na zona húmida da piscina.

Agora, caso assim o entendam, os alunos poderão continuar a proceder da mesma forma. Contudo, terão a possibilidade de durante o período da aula optar por fazer um estudo autónomo na biblioteca ou no polivalente, informou o diretor do agrupamento, João Bernardes Silva.

Mudança de centro de testes

O centro de testes para detetar a Covid-19 no concelho de Torres Vedras irá passar a funcionar no Pavilhão Multiusos da Expotorres a partir desta quarta-feira, 30 de setembro, deixando de estar ativo no Centro de Educação Ambiental.

Os testes irão realizar-se quatro dias por semana (segunda, quarta, sexta e sábado), das 9h00 às 13h00. Os testes são gratuitos mas encontram-se sujeitos a prescrição pela Linha SNS24 ou pela Área Dedicada Covid-19 (ADC) do Centro de Saúde de Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor