Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Culpa e vergonha

Francisco Martins da Silva

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Lei de 21 de Maio de 2001, conhecida por lei Taubira, por se dever a Christiane Taubira, ministra da Justiça francesa entre 2012 e 2016, determina no artigo I que «A República Francesa reconhece que o tráfico negreiro transatlântico, bem como o tráfico no Oceano Índico, por um lado, e a escravatura, por outro, perpetrados a partir do século XV, nas Américas e nas Caraíbas, no Oceano Índico e na Europa contra as populações africanas, ameríndias e indianas constituem um crime contra a Humanidade». Hoje, em França, quem negar publicamente este triste passado vê-se a braços com um processo-crime.
Francisco Martins da Silva

A sociedade portuguesa está muito longe deste nível de reconhecimento histórico. Há entre nós uma crónica falta de leitura e verdadeira informação. Apesar de Portugal ter sido o primeiro e o último dos negreiros da Europa, os portugueses não sentem culpa nem vergonha desse passado, porque o desconhecem. E sem culpa nem vergonha, não há reconhecimento e reparação. Estamos muito longe de ter uma Lei Taubira.

O discurso “moderado”, eurocêntrico, complacente, muitas vezes iletrado, proferido do confortável centro para as margens, sem se preocupar em conhecer o Outro e vê-lo como igual, dos comentadores brancos portugueses, não adianta nada à análise do racismo na nossa sociedade. O ponto de partida deve ser a razão e a experiência dos não-brancos. Os brancos portugueses, que nunca se viram prejudicados por serem brancos, tendem a negar o racismo que, talvez por vezes inconscientemente, exercem sobre os seus concidadãos de outras etnias. O nosso tardio debate sobre racismo tem sido desinformado, rasteiro, por ser “moderado” pelos tais brancos conscientes de que o seu relativismo preguiçoso não resiste ao confronto com a opinião experienciada das vítimas.

Além dos incontornáveis Frantz Fanon, Cheik Anta Diop, Achille Mbembe, François-Xavier Fauvelle, Toni Morrison, Ivan Van Sertima, James Baldwin ou Michel Foucault, entre outros, muitos outros, é fundamental conhecer as posições do movimento afrocentrista. Afrocentrismo é reposicionar África no centro da História do mundo. Diop, ao esboçar uma história afrocêntrica do mundo, defende que todas as civilizações são africanas nos seus inícios. A tocha da civilização passou do Antigo Egipto — considerado negro — ao império medieval do Gana, e depois aos do Mali e Songai, e todas as grandes civilizações (asiáticas, ameríndias) têm origem na migração de africanos do Egipto ou de outra parte de África. Na óptica afrocentrista, a civilização ocidental provém na sua totalidade, por intermédio da Grécia, da civilização egípcia entendida como essencialmente negra e africana. Os afrocentristas vêem nas pirâmides do Egipto e da América do Sul a evidência de que os africanos conquistaram a América muito antes dos europeus. A colonização da América pré-colombiana por africanos é uma ideia defendida por Sertima desde 1976.

Não querer conhecer o Outro e saber das suas razões é desrespeitá-lo. Negar o racismo estrutural, institucional e quotidiano da nossa sociedade é potenciar racismo de sinal contrário e confronto violento. Não discutir informada e honestamente estes temas é deixar que se torne preponderante o desejo de vingança.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta