Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
25° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
23° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Sporting Clube das Caldas organiza festival de “alimentação saudável e sustentável”

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Green Food Festival” é nome do concurso gastronómico, que vai decorrer entre 22 de outubro a 8 de novembro, nos concelhos de Óbidos e das Caldas da Rainha, e que visa sensibilizar a comunidade local e os visitantes para uma “alimentação saudável e sustentável”, bem como para a utilização de produtos locais. Esta iniciativa, que está integrada na comemoração do centenário do Sporting Clube das Caldas (SCC) e que foi apresentada na passada segunda-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), conta a participação de diversos parceiros locais.
A sessão de lançamento decorreu na EHTO (foto Marina Ferreira)

A gastronomia representa assim um importante papel na promoção da saúde, mas também na valorização económica através do consumo de produtos locais, na recuperação do património gastronómico, com um potencial atrativo turístico, em termos de fluxos internos e de dinamização da população, pelo que se pretende através deste concurso gastronómico ter em conta estas questões.

Igualmente procura “ajudar a restauração e tentar dar alguma dinâmica ao setor, bem como aproximar o clube à cidade”, sublinhou o presidente do SCC, Filipe Mateus, responsável pela iniciativa.

Além do clube, este concurso gastronómico também conta com organização conjunta da Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCCRO), da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), da União de Freguesias de Nossa Sª do Pópulo, Coto e São Gregório e da EHTO.

Para o presidente da AIRO, Jorge Barosa, “este setor de atividade está a passar grandes dificuldades e qualquer evento ou dinâmica que possa vir ajudar a desenvolver e dinamizar este setor é bem-vindo”. Já o presidente da ACCCRO, Luís Gomes, sublinhou que “este festival verde vai fazer com que as pessoas possam visitar a cidade de uma forma segura e saudável”.

Na apresentação do evento também esteve o presidente da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, que destacou a iniciativa do clube em querer realizar “algo em prol da cidade”, e o diretor da EHTO, Daniel Pinto, que referiu que “faz todo o sentido promover este tipo de projetos em rede”.

Este concurso destina-se a qualquer pessoa singular ou coletiva que desenvolva atividade de restauração, podendo assim cada restaurante concorrer em todas as categorias do concurso (entrada, sopa, prato principal e sobremesa).

As inscrições, que têm um custo de dois euros, correspondente ao valor da quota mensal do clube, deverão ser feitas até ao dia 15 de outubro através link https://forms.gle/VJyQ5LZCjT6c8YH7A ou junto das entidades organizadoras.

As premissas de realização do mesmo encontram-se definidas no regulamento do concurso, com as indicações das inscrições, do júri, das categorias a prémio e da Gala de Entrega dos Prémios, que decorrerá a 14 de novembro no CCC – Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Desta forma, a organização pretende dinamizar o tecido empresarial, contribuindo para a promoção da economia local e dos seus produtos, alertando para esta questão da alimentação sustentável, da valorização dos produtos locais e do consumo de proximidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2