Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C
Primeiros dias de aulas

Escolas tiveram de responder a filas de espera e aglomerações

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com o objetivo de evitar filas na entrada da EB Dom João II nas Caldas da Rainha, como as que se verificaram nos dois primeiros dias de aulas na ponte aérea de acesso ao estabelecimento de ensino, a direção do Agrupamento de Escolas decidiu que, desde 21 de setembro, “tanto a entrada como a saída de alunos se processam pelas duas portarias da escola (nascente e poente)”.
Houve filas na entrada da EB D. João II através da ponte de acesso ao estabelecimento

Foi também solicitado que os encarregados de educação não subissem à ponte pedonal porque dificultavam a circulação dos alunos. Desde segunda-feira que o problema ficou resolvido.

No interior do estabelecimento existe um rigoroso conjunto de regras de prevenção da Covid-19 e um esquema de circulação dos alunos. O Agrupamento distribuiu aos estudantes, no primeiro dia de aulas, um “kit” com três máscaras laváveis que servirão para o primeiro período de aulas.

Os primeiros dias de aulas serviram de adaptação aos novos tempos e foi preciso corrigir algumas situações nos vários estabelecimentos de ensino no concelho. Por exemplo, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro foi necessário impedir que se repetissem concentrações de alunos à porta da do estabelecimento de ensino. Os estudantes foram sensibilizados para não criarem aglomerações quando estivessem à espera para entrar no recinto escolar ou à saída. Nos dias seguintes o número de alunos já era menor.

Nos próximos dias as escolas continuarão a ajustar-se às medidas de contenção da propagação do vírus. Regra geral os alunos ocupam sempre as mesmas salas de aula e cumprem circuitos estabelecidos e desencontrados consoante os anos de escolaridade, e o objetivo de menor contacto físico possível é uma preocupação.

A ideia-base assenta na permanente desinfeção pessoal e dos materiais utilizados. Qualquer pessoa que entre na escola tem de usar máscara e dentro da sala de aula a higienização continua a ser constante.

No Colégio Rainha D. Leonor, o plano de contingência de 55 páginas foi resumido aos alunos, pais, professores e pessoal auxiliar. As medidas foram explicadas a toda a comunidade escolar e na receção aos estudantes houve acompanhamento dos alunos nos circuitos de circulação no recinto e interior dos edifícios.

Ao início de cada bloco de aulas, de manhã e à tarde, é feita a medição de temperatura dos alunos, com termómetro por infravermelhos. Os alunos que apresentarem temperatura superior a 38º ou sintomas suspeitos serão encaminhados para salas de isolamento, onde aguardarão instruções da Linha de Saúde 24.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos