Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Vereadores do PS contra lar no antigo Externato Ramalho Ortigão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O antigo edifício do Colégio Ramalho Ortigão, nas Caldas da Rainha, vai acolher Lar Residencial para Pessoas com Deficiência Profunda na nossa cidade, mas os vereadores do PS não concordam com a alteração do uso do edifício que foi durante muitos anos o Externato Ramalho Ortigão e mais tarde a Escola Superior de Biotecnologia (Polo da Universidade Católica).
O antigo edifício do Colégio Ramalho Ortigão vai acolher Lar Residencial para Pessoas com Deficiência Profunda

Afirmando nada ter contra a instalação de um estabelecimento de apoio social, vincaram, no entanto, que se trata de “um edifício com uma longa história ligada ao ensino, de 1960 a 2011, com uma fortíssima ligação sentimental à nossa cidade, em especial para as centenas de caldenses e mesmo de outros concelhos vizinhos que ali estudaram e que ainda hoje se reúnem para celebrar a sua frequência daquele espaço com todas as histórias marcantes de vida a ela ligadas, numa altura em que não existiam escolas públicas na actual sub-região do Oeste para dar resposta às solicitações das famílias que pretendiam que os seus filhos frequentassem o ensino liceal da época, adquirindo habilitações para entrar no ensino superior”.

Por outro lado, recordam que “foi feito um investimento de cerca de um milhão de euros para a adaptação daquele edifício à instalação do Polo da Universidade Católica, em parte comparticipado pela Câmara Municipal, além de outras comparticipações financeiras que o Município proporcionou para assegurar o funcionamento desse Polo, e que, com a aprovação desta nova alteração àquelas instalações o transfigura para um uso completamente distinto, desaproveitando o dinheiro que a Câmara ali investiu para o funcionamento de um estabelecimento de ensino”.

Luís Patacho e Jaime Neto lamentam por isso que a Câmara “não consiga um entendimento com o Patriarcado de Lisboa com o objetivo de acolher esta iniciativa de instalação de um lar residencial para pessoas com deficiência profunda noutro local mais apropriado, com um ambiente envolvente mais bucólico e sossegado, preservando este edifício para um investimento futuro na vocação educacional que esteve na sua origem”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta