Q

Previsão do tempo

23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
23° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 25° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 29° C

Painel Serológico Nacional para a Covid-19 com vagas para voluntários

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Painel Serológico Nacional para a Covid-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM), com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, entre os quais está Óbidos, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

Para este estudo eram necessários 480 voluntários de Leiria, de seis municípios. Neste momento ainda há vagas para o município de Óbidos na faixa etária abaixo dos 18 anos. Para os restantes municípios e faixas etárias, a amostra de Leiria ficou completa em menos de uma semana.

Este será o primeiro painel serológico para a Covid-19 de cobertura nacional alargada, que procura dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país.

O objetivo do estudo é determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infeção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários.

Seis meses após o início da pandemia, pretende-se conhecer o retrato da Covid-19 no país.

Segundo Maria Mota, diretora executiva do iMM, “a investigação clínica permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves”.

José Santos, presidente executivo da SFMS, afirmou que “antecipando o impacto do outono/inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da Covid-19 em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença”.

Pedro Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, destacou “a importância estratégica deste estudo enquanto instrumento de suporte ao planeamento e à tomada de decisões, nomeadamente ao nível de empresas cujos negócios implicam, pela sua natureza, uma muito maior exposição dos colaboradores ao risco de infeção”.

Os voluntários poderão inscrever-se em www.painelcovid19.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matilde Cardoso vence nos 10 km da Benedita

Matilde Cardoso, do Clube de Atletismo de Óbidos, foi a 1ª classificada do escalão sub 23 do 4º Grande Prémio de Atletismo da Benedita. A prova decorreu no passado dia 28.

matilde

Escola de Karting do Oeste no pódio em Portimão

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO), com sede no Bombarral, conquistou, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, o 2.º lugar na categoria Mini-Micro e a 3.ª posição na categoria Júnior, somando assim pontos importantes para o Campeonato de Portugal Rotax.

karting

Nadadores dos Pimpões em águas espanholas

Gil Lemos, Inês Piño e Inês Soares, atletas dos Pimpões, representaram a Seleção Distrital no XXV Trofeo de Natación Villa Mairena del Aljarafe Open Internacional 3 Culturas, em Espanha, nos dias 27 e 28 de maio, onde estiveram presentes 52 equipas e 526 nadadores.

espanha