Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Painel Serológico Nacional para a Covid-19 com vagas para voluntários

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Painel Serológico Nacional para a Covid-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM), com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, entre os quais está Óbidos, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

Para este estudo eram necessários 480 voluntários de Leiria, de seis municípios. Neste momento ainda há vagas para o município de Óbidos na faixa etária abaixo dos 18 anos. Para os restantes municípios e faixas etárias, a amostra de Leiria ficou completa em menos de uma semana.

Este será o primeiro painel serológico para a Covid-19 de cobertura nacional alargada, que procura dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país.

O objetivo do estudo é determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infeção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários.

Seis meses após o início da pandemia, pretende-se conhecer o retrato da Covid-19 no país.

Segundo Maria Mota, diretora executiva do iMM, “a investigação clínica permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves”.

José Santos, presidente executivo da SFMS, afirmou que “antecipando o impacto do outono/inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da Covid-19 em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença”.

Pedro Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, destacou “a importância estratégica deste estudo enquanto instrumento de suporte ao planeamento e à tomada de decisões, nomeadamente ao nível de empresas cujos negócios implicam, pela sua natureza, uma muito maior exposição dos colaboradores ao risco de infeção”.

Os voluntários poderão inscrever-se em www.painelcovid19.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo