Q

Previsão do tempo

21° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
21° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

A Lagoa de Óbidos merecia mais

A Comissão Cívica de Protecção das Linhas de água e Ambiente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão Cívica de Protecção das Linhas de Água e Ambiente, durante a época balnear, assistiu a um autêntico atentado à saúde pública, com despejos diariamente de saneamento a ser enviado para dentro da Lagoa, formando uma meia-lua de cor castanha, com cheiros nauseabundos e formação de espuma, desde a elevatória onde se unem o exutor que vem de Óbidos, com o exutor de Caldas da Rainha, até aproximadamente o Penedo Furado.
Saneamento vai parar à Lagoa

A Comissão reuniu com o senhor presidente da Câmara, que efetivamente demonstrou a sua preocupação e confirmou já terem existido denúncias por parte de alguns moradores. Referiu que ia mandar analisar a situação, ver se era alguma anomalia da responsabilidade da Câmara e colocava a comissão ao corrente, mas, na sua opinião, seriam as algas em putrefacção e pouca oxigenação.

Entretanto a comissão foi informada por parte dos responsáveis da Câmara que a situação verificada não era da responsabilidade.

A Comissão discorda totalmente do senhor presidente ao dizer que a origem do cheiro é das algas, por vários motivos: Por um lado, porque o cheiro já se verifica desde pelo menos o mês de julho, com tendências a agravar o referido cheiro que jamais seria de algas, ainda que em putrefação.

Mais uma vez, infelizmente, a Comissão como noutros anos, achou por bem não agir, por um lado a fim de evitar outros prejuízos, a nível da época balnear, que em nada iriam dignificar a nossa Lagoa e por outro lado as entidades responsáveis estavam de férias e a comissão pouco ou nada iria conseguir resolver.

Nesta altura, finda a época balnear, é o momento da comissão agir, começando com um pedido de desculpa a todos pelo sucedido.

Na certeza porém, esta comissão deixa aqui o compromisso, que a partir de agora tudo irá fazer para que esta situação gravíssima seja resolvida, pois nada justifica que tal aconteça, e vai recorrer a todos os meios que tem ao seu alcance, designadamente aos responsáveis e bem assim à comunicação social local e nacional.

A comissão aproveita, para deixar aqui um apelo a todos, para que continuem a colaborar connosco, a dar todas as informações.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

As festas das aldeias e suas tradições

Com a chegada do verão começa a altura dos arraiais, das festas das aldeias, onde reina o tradicional bailarico e de seguida o dj a fazer o resto da magia.

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda