Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Centro Hospitalar do Oeste lança projeto de telereabilitação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A propósito do Dia Mundial da Fisioterapia, comemorado a 8 de setembro, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) divulgou o início recente de um projeto de telereabilitação para os utentes com patologia crónica do ombro.
Entrega do dispositivo Clynx pelos fisioterapeutas Leonor Adrião e Paulo Clemente

Os tratamentos habitualmente recomendados para estes utentes assentam num modelo presencial e individualizado. Todavia, no contexto atual, tornou-se necessário encontrar soluções que não envolvam a presença física dos utentes no hospital, equacionando-se um projeto de telereabilitação. Esta solução consiste na prestação de cuidados de reabilitação à distância com recurso a tecnologias de telecomunicação, como através de plataformas digitais e sensores de feedback.

O lançamento deste projeto de telereabilitação no CHO é uma parceria entre a Clynx, uma startup portuguesa que desenvolve soluções na área da saúde digital, o Instituto de Telecomunicações e o Serviço de Medicina Física e Reabilitação da Unidade de Caldas da Rainha do CHO.

A tecnologia utilizada permite ao utente realizar exercícios terapêuticos num ambiente de videojogos em sua casa ou noutro local, com acompanhamento em tempo real pelo fisioterapeuta, promovendo uma experiência digital agradável e motivadora. Esta solução recorre apenas a um sensor não intrusivo, para deteção dos movimentos do utente, conferindo uma grande portabilidade da solução, permitindo-lhe utilizá-la em diferentes locais. Ao longo da intervenção, todo o progresso do utente é disponibilizado numa plataforma online (o Portal do Fisioterapeuta e o Portal do Paciente), de forma objetiva e mensurável.

O projeto tem como principais objetivos aumentar a capacidade de resposta do Serviço de Medicina Física e Reabilitação aos utentes referenciados, garantir o acesso a cuidados de fisioterapia, motivar e capacitar o utente a tornar-se parte ativa do processo de reabilitação, promovendo o envolvimento direto do doente e a sua responsabilização, diminuir as deslocações dos utentes, os custos operacionais institucionais e sociais e potenciar a evolução tecnológica na área de fisioterapia.

Para o Conselho de Administração do CHO, a implementação do projeto de telereabilitação assume especial relevância com a pandemia da Covid-19, pela necessidade de reduzir o número de utentes em circulação simultânea nos serviços de saúde, com vista à minimização do risco de infeção cruzada. Acima de tudo, o recurso à telereabilitação vem assegurar a continuidade do acompanhamento da prestação de cuidados de saúde aos utentes da região Oeste.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.