Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C

Abertura do ano letivo no Agrupamento de Escolas do Cadaval com exigências sanitárias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Atendendo às exigências sanitárias atuais, que decorrem da crise pandémica provocada pela Covid-19, prevê-se a implementação de algumas medidas organizativas e de funcionamento no Agrupamento de Escolas do Cadaval referente ao ano letivo 2020/2021.
A escola sede do agrupamento de Escolas de Cadaval

As atividades letivas iniciam a 17 de setembro, em regime presencial. Os horários do ensino pré-escolar (09h00-12h e 13h30-15h30) e 1º ciclo (09h00-15h30) referem-se apenas à componente letiva e por isso não contemplam os serviços de apoio à família, nomeadamente atividades extra-curriculares e BrincArte, entre as 16h00 e as 17h30. Estes serviços decorrerão cumprindo todas as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

Os períodos de almoço serão, sempre que possível, desfasados entre grupos/turmas, de forma a respeitar as regras de distanciamento e evitando a concentração de alunos.

Nas filas para os refeitórios, deverão respeitar-se as marcações de distanciamento existentes no chão, de forma a garantir a higiene e segurança de todos.

Sempre que possível, serão definidas zonas de recreio afetas a grupos de crianças/alunos específicos, por exemplo, por grupo/turma.

As atividades de expressão físico-motora deverão, sempre que possível, decorrer em espaços abertos adequados, de preferência ao ar livre.

Os pedidos de documentação e/ou informações deverão ser efetuados, preferencialmente, através de email e/ou contacto telefónico, devendo o atendimento presencial ser realizado excecionalmente, com agendamento telefónico prévio. Toda a comunicação do Agrupamento será, preferencialmente, efetuada com recurso aos meios digitais.

O pessoal docente e não docente e restantes utentes só serão admitidos nas instalações escolares se tiverem a máscara colocada.

A entrada e saída de crianças/alunos, pessoal docente e não docente e restantes utentes, deverá realizar-se em diferentes locais dos estabelecimentos.

Solicita-se aos pais/encarregados de educação que normalmente acompanham os seus educandos aos respetivos estabelecimentos escolares, que evitem permanecer junto às portas de acesso (entradas ou saídas), devendo entregar e receber a criança/aluno no menor espaço de tempo possível, de forma a dar cumprimento às regras de higiene e distanciamento social que são exigidas.

Só será permitida a permanência das crianças e alunos, nos respetivos estabelecimentos de educação e ensino, de acordo com o seu horário escolar, exceto aquelas e aqueles que integram atividades em que poderão permanecer nos estabelecimentos durante o tempo dessas valências.

Regime não presencial

No que diz respeito à Escola Básica e Secundária do Cadaval, preconiza-se a criação de condições para garantir o menor número possível de pessoas em simultâneo nos espaços escolares e também que a sua permanência aconteça no menor período de tempo possível.

Adicionalmente e dado que foi necessário proceder ao adiamento do início das obras de melhoramentos na escola, devido às datas de realização dos exames da 1.ª fase terem sido adiadas (constrangimento que decorreu da pandemia Covid-19), as atividades letivas iniciam para os 5.º e 6.º anos em regime presencial e para os 3.º Ciclo, Secundário, CEF e Profissional em regime não presencial (à distância) de forma diferente.

No dia 16 de setembro, o horário será o seguinte: 10h50 Receção dos alunos do 5.º ano (Pavilhão Gimnodesportivo – entrada pela escola). No Bloco 1 – 11h45 Atividades de preparação do ano letivo: turmas do 5.º ano e respetivos diretores de turma e secretários (em sala de aula); 13h15 Regresso a casa das turmas do 5.º ano; 13h30 Receção dos alunos do 7.º ano (Pavilhão Gimnodesportivo); 14h15 Atividades de preparação do ano letivo: Turmas do 7.º ano e respetivos respetivos diretores de turma e secretários (em sala de aula); 15h55 Regresso a casa das turmas do 7.º ano.

O dia 17 de setembro está preparado da seguinte forma: 10h50 Receção dos alunos do 10.º Ano (Pavilhão Gimnodesportivo). No Bloco 1 – 11h45 Atividades de preparação do ano letivo: turmas do 10.º ano e respetivos

diretores de turma e secretários (em sala de aula); 13h15 Regresso a casa das turmas do 10.º ano; 14h30 Receção aos alunos dos 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º, CEF e Profissional, em videoconferência por Google Meet, pelos diretores de turma e secretários.

No dia 18, o programa é: 08h20 Início das atividades letivas presenciais para o 5.º e 6.º anos, na Escola Sede / Bloco 1; 08h20 Início das atividades letivas em regime não presencial para o 3.º Ciclo, Secundário, CEF e Profissional (previsivelmente até 2 de outubro), pelo Google Classroom, Google Meet, outros meios.

No refeitório só haverá lugar a marcação de senha para os alunos com aulas a decorrer nos turnos da manhã e da tarde no mesmo dia, salvo situações de comprovada impossibilidade e/ou vulnerabilidade das famílias para assegurar as refeições dos respetivos educandos.

O agrupamento de escolas encontra-se a aferir a possibilidade de recurso a refeições servidas na modalidade de takeaway, no entanto.

Os períodos de almoço serão, sempre que possível, desfasados entre turmas/anos, de forma a respeitar as regras de distanciamento e evitando a concentração de alunos.

Nas filas para o refeitório, deverão respeitar-se as marcações de distanciamento existentes no chão, de forma a garantir a higiene e segurança de todos.

A marcação das senhas de almoço deverá ser realizada, preferencialmente, através da plataforma GIAE Online.

Todos os alunos deverão levar lanche de casa, sendo que os bufetes funcionarão apenas como recurso excecional.

Nas filas para o atendimento, deverão respeitar-se as marcações de distanciamento existentes no chão, de forma a garantir a higiene e segurança de todos.

Serão definidas zonas de recreio e de convívio afetas a grupos de alunos específicos, por exemplo, por turma e/ou anos de escolaridade.

Sempre que possível, as aulas de educação física e as atividades no âmbito do desporto escolar deverão decorrer em espaços abertos adequados, de preferência ao ar livre.

Previsivelmente não será possível a utilização dos balneários para tomar banho, salvo indicações futuras em contrário.

Os pedidos de impressão deverão ser efetuados através de e-mail, para reprografia@agrupcadaval.com.

Os pedidos de documentação e/ou informações deverão ser efetuados, preferencialmente, através de e-mail e/ou contacto telefónico, devendo o atendimento presencial ser realizado excecionalmente, com agendamento telefónico prévio.

Os alunos, pessoal docente e não docente e restantes utentes só serão admitidos nas instalações escolares se tiverem a máscara colocada.

Sempre que possível, a entrada e saída de alunos, pessoal docente e não docente e restantes utentes, deverá realizar-se em diferentes locais dos estabelecimentos.

Solicita-se aos pais/encarregados de educação que normalmente acompanham os seus educandos aos respetivos estabelecimentos escolares, que evitem permanecer junto às portas de acesso (entradas ou saídas), devendo aí permanecer o menor espaço de tempo possível, de forma a dar cumprimento às regras de higiene e distanciamento social que são exigidas.

Só será permitida a permanência dos alunos na Escola Básica e Secundária do Cadaval de acordo com o seu horário escolar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto