Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Unidade de saúde de A-dos-Francos reabre

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após uma semana de portas fechadas, a unidade de saúde de A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, reabre nesta segunda-feira, ultrapassada a questão que motivou o encerramento no dia 31 de agosto.
Unidade de saúde esteve encerrada durante uma semana

O anúncio foi feito pelo presidente da junta de freguesia, Paulo Sousa, que revelou ter sido contactado no dia 21 de agosto pelos serviços administrativos da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) das Caldas da Rainha “para me informarem que o médico iria gozar a sua licença parental, seguida de um período de férias”. “Conjuntamente, deixaríamos de ter também a presença da enfermeira e do funcionário administrativo”, adiantou.

Segundo o autarca, “simultaneamente o contacto servia para solicitar a disponibilidade para assegurar na junta de freguesia a entrega e pedido de receitas e baixas”.

“Desde logo contestei o encerramento da unidade de saúde e questionei sobre a colocação de outro médico no período em causa, nomeadamente de 31 de agosto a 23 de outubro. Foi-me transmitida a impossibilidade de colocação de outro médico e do funcionamento da unidade de saúde”, relatou Paulo Sousa.

Não concordando com a situação, a junta de freguesia disponibilizou-se para assegurar o serviço de entrega e pedido de receitas e baixas, mas fez chegar, por escrito, a sua discordância e solicitando outra solução, de acordo com a necessidade dos utentes.

Também pediu ao presidente da Câmara, Tinta Ferreira, assim como ao deputado na Assembleia da República, Hugo Oliveira, para ajudarem a encontrar uma solução.

O deputado e os colegas do PSD eleitos pelo distrito de Leiria, dirigiram um conjunto de questões à ministra da saúde, manifestando ser “difícil de acreditar que num período pandémico onde os serviços de saúde são essenciais, uma unidade de saúde encerre e que se obrigue os utentes a dirigirem-se à sede da UCSP das Caldas da Rainha, aumentando potencialmente o risco destes utentes em terem contacto com o vírus”.

Polémica com deputada

A deputada Sara Velez, do PS, transmitiu, no entanto, que “nunca esteve em cima da mesa o encerramento daquela unidade”, sublinhando que “o atendimento será garantido por outro médico duas vezes por semana e, como sempre, estará também disponível serviço administrativo e de enfermagem três vezes por semana”, pelo que “ao contrário do que circulava a população de A-dos-Francos não ficará sem médico durante este período de tempo e a partir de 23 de outubro terá de novo o seu médico”.

Contudo, não era essa a informação publicada num edital assinado pela coordenadora da UCSP, afixado na unidade de saúde de A-dos-Francos, e que dava conta de que no período de 31 de agosto a 23 de outubro estaria encerrada e que em caso de doença aguda os utentes poderiam dirigir-se à sede da UCSP das Caldas da Rainha, com consulta aberta das 16h às 20h.

O presidente da junta de freguesia também desmentiu a versão da deputada de que não haveria encerramento, tal como Hugo Oliveira, que reiterou que a unidade de saúde “esteve fechada durante uma semana com base em documento escrito e por contacto telefónico da entidade competente”. “E seria até ao dia 23 de outubro. É de lamentar que queiram agora dar o dito por não dito com desculpas, esfarrapadas e inaceitáveis”, declarou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago