Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

A-dos-Francos incentiva natalidade com apoio em dinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para combater o “decréscimo significativo da taxa de natalidade”, a junta de freguesia de A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, vai passar a atribuir incentivos em dinheiro às famílias com recém-nascidos, desde que o bebé seja residente na freguesia e que pelo menos um dos progenitores esteja recenseado em A-dos-Francos.

Pelo primeiro filho em comum a ambos os progenitores serão atribuídos 150 euros e pelo segundo filho e seguintes 175 euros.

De acordo com o regulamento de incentivo à natalidade, aprovado por maioria pela assembleia de freguesia, após ter decorrido o prazo para consulta pública, “as atuais tendências demográficas e as que se preveem para as décadas vindouras, traduzem–se num decréscimo significativo da taxa de natalidade, fazendo sentido implementar medidas especificamente direcionadas para as famílias, criando incentivos adicionais que ajudem a controlar e contrariar essa realidade e os problemas dela resultantes”.

Segundo Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, “este é um problema que se faz sentir com especial acuidade nas zonas rurais, nomeadamente nesta freguesia, cuja população se apresenta extremamente envelhecida”.

“A diminuição da natalidade é um problema premente e preocupante nas regiões de baixa densidade populacional e o envelhecimento e decréscimo populacional têm originado consequências negativas a nível social, ambiental e económico, nomeadamente o fecho de estabelecimentos de ensino, a diminuição da atividade económica e o abandono dos campos, com o consequente aumento do risco de incêndio e decréscimo de produções locais”, refere a Junta de Freguesia.

“No atual contexto socioeconómico, as famílias debatem-se com limitações no que concerne à disponibilidade de recursos, sendo dever dos organismos públicos a cooperação, apoio e incentivo ao papel insubstituível que as mesmas desempenham na comunidade. Neste sentido, a junta de freguesia pretende proporcionar incentivos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à fixação e melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia”, argumenta.

Assim, no sentido de promover condições que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida, a autarquia de A-dos-Francos criou o incentivo de apoio à natalidade, tendo como substância a atribuição de apoio em géneros por cada nascimento com naturalidade e residência na freguesia.

O incentivo aplica-se às crianças nascidas a partir da data de aprovação do mesmo pela assembleia de freguesia (29 de junho deste ano), no seio de famílias cujos progenitores sejam casados ou vivam em união de facto, a quem tem a guarda de facto da criança, ou a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa das entidades ou organismos legalmente competentes, a criança esteja confiada.

A atribuição do apoio implica que as candidaturas satisfaçam as seguintes condições: Que a criança seja residente na freguesia de A-dos-Francos e que resida efetivamente com o(s) progenitor(es), familiares ou outrem que possuam a sua guarda. Pelo menos um dos requerentes deve residir e estar recenseado na freguesia há pelo menos seis meses contados da data de nascimento da criança.

Devem ser fornecidos todos os documentos solicitados, devidamente atualizados, nomeadamente, bilhete de identidade/cartão de cidadão dos requerentes e da criança se esta o possuir, ou cópia da certidão de nascimento, documento comprovativo de residência na área geográfica da freguesia dos progenitores, declaração de compromisso de honra da veracidade das informações constantes no boletim de candidatura e impresso de candidatura disponibilizado pela autarquia,

Os documentos comprovativos das condições de acesso ao apoio deverão ser dirigidos ao presidente de Junta, até 90 dias após o nascimento.

Os últimos dados disponíveis dão conta de que A-dos-Francos tem 1701 habitantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta