Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Mais alunos no Colégio Rainha D. Leonor no próximo ano letivo

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Colégio Rainha Dona Leonor recebeu ontem, dia 1 de setembro, as crianças da Creche e da Educação Pré-Escolar para adaptações e no dia 16 de setembro arrancará a atividade letiva. A procura aumentou com mais inscrições. Vai iniciar este novo ano letivo 2020-2021 com 566 alunos, distribuídos entre a creche e o 12.º ano. Ao nível de docentes, contam com 43 professores. Segundo as diretoras pedagógicas, Sandra Santos e Raquel Galeão, “por enquanto, o ano está preparado para ser presencial e vai começar com toda a segurança”, afirmaram, garantindo que “já fizeram a revisão do Planos de Contingência que é conhecimento dos encarregados de educação”.
As diretoras pedagógicas Raquel Galeão e Sandra Santos iniciam ano letivo com todas as medidas de segurança

O Colégio Rainha D. Leonor no ensino profissional tem 8 turmas, em 3 cursos: Técnico de Desporto, Técnico de Ação Educativa e Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, as diretoras pedagógicas, Sandra Santos e Raquel Galeão afirmam que a escola está preparada para o novo ano letivo, e no contexto de pandemia do novo coronavírus fizeram “nova revisão do Plano de Contingência, que já se encontra no site da escola”.

“Está na plataforma do Colégio um Plano de Transição, onde estão previstos os formatos do regime misto e do regime não presencial; procedimentos diários para alunos, pais/encarregados de educação e procedimentos diários para colaboradores”, referiram.

As responsáveis “dizem estar a aplicar escrupulosamente as indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o reinício das aulas em setembro, sublinhando que tem de haver “bom senso” no momento de tomar medidas.

Para além dos kits covid distribuídos pelos corredores (que já tinham em fevereiro) e os dispensadores de álcool gel espalhados pela escola, cada sala de aula terá desinfetante e cada aluno deverá ter em cima da sua mesa um pacote de lenços e um desinfetante de bolso.

“Vamos também dar máscaras a todos os alunos e professores”, adiantaram.

Segundo as responsáveis, cada turma tem a sua “própria sala de aula (o que já era prática na escola) e cada ciclo de ensino terá zonas específicas da escola enquanto espaço de lazer”. O bar será usado de acordo com a sua lotação (havendo sinalética que ilustrará quando é que o espaço está livre) e cada turma terá uma hora específica para utilizar o refeitório.

As representantes do estabelecimento de ensino lembraram ainda que “até ao momento não há nenhuma evidência de que as escolas sejam um problema”. No entanto se a situação pandémica se agravar, o ensino deixará de ser presencial, passando a misto ou mesmo à distância.

A novidade deste ano é que vão organizar o “calendário escolar em semestres, tendo a decisão resultado de um inquérito feito aos pais/encarregados de educação em dezembro de 2019”, apontaram.

Os critérios e instrumentos de avaliação foram revistos, na sequência de formações que todos os docentes fizeram e que contaram com nomes de especialistas nesta área, como o professor Domingos Fernandes e o ex-presidente do iave, Hélder Sousa. “Vamos apostar ainda mais nas Soft Skills”, salientaram.

O Colégio Rainha D. Leonor vai manter a “proibição do uso de telemóvel nos intervalos do 5.º ao 8.º e desta vez prolongámos a proibição do uso até às 16h05. No refeitório ninguém poderá usar o telemóvel (incluindo docentes)”.

“A nossa plataforma Classroom vai continuar a ser usada durante o ano letivo, uma vez que encarámos esta mudança como uma oportunidade para melhorar as nossas práticas”, referiram, Sandra Santos e Raquel Galeão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos