Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

E o plástico?

Alberto Campos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Bem nos preocupamos, e com razão, esperando as vacinas contra a Covid. E também, muito nos preocupamos, bombardeados que somos diariamente, com os milhões gastos com os jogadores comprados pelos clubes portugueses, com as ofensas e perseguições, consequentes de factos atuais como o racismo, por exemplo. Mas face a acontecimentos também atuais e mais importantes como a contínua destruição do planeta e dos seus habitantes em terra, ar e mar, parece que a isso ninguém se opõe, nem os “media” estão interessados em gastar tempo nos seus programas.

Faço justamente excepção, de momento, à TVI que está a passar durante sete dias, no jornal das 8, um excelente programa sobre o plástico. E todos esses programas me estão a impressionar e a fazer refletir.

O primeiro foi “um estalo” no meu pensamento e na minha consciência, fazendo-me crer ainda mais que todos somos verdadeiramente responsáveis pela nossa destruição, cada vez mais clara.

Nesse programa foi mostrada uma baleia que entrou num porto norueguês, encostando-se ao cais, como que pedindo auxílio. Conduzida a águas abertas, voltou, vindo aí a morrer. Içada para terra foi aberta e foram estudadas as causas da sua morte. Resultado – 100 quilos de plástico que tinha engolido confundidos com alimento.

Tal facto e o interesse dos cientistas noruegueses e da sociedade desse país, levou a que nesse local fosse afixada uma placa alusiva e construído um museu onde está exposto todo esse plástico, a ossada da baleia e os necessários comentários esclarecedores deste grande problema, museu esse visitado pela população, pelos alunos das escolas, pelos turistas e mostrado ao mundo. Também há pouco tempo outra baleia, noutro país, em semelhantes condições, tinha 40 quilos de plástico no seu estômago.

Em Portugal começa a ser frequente baleias e golfinhos darem à costa em igual situação, como aconteceu na passada semana. Mas cá são simplesmente enterrados. Não sei se não há interesse da comunidade científica ou de quem de direito. Talvez a razão do aparecimento desses mamíferos mortos só interesse aos “estúpidos” dos noruegueses já que aqui parece que somos indiferentes a essas coisas e lavamos facilmente as mãos, enterrando-os sem querermos saber as causas das suas mortes, como devia ser nossa obrigação, pelo menos sanitária.

E fico a pensar se, porventura, não haverá alguma relação entre esse vírus disseminado em todo o planeta, que de início alterou com grande facilidade todo o comportamento humano, e a destruição que estamos a fazer à natureza e ao planeta. Não sei. Mas se há, então porque somos brutalmente egoístas, desrespeitadores e destruidores deste mesmo planeta, poderemos esperar as consequências deste nosso leviano comportamento. Talvez através desse vírus ou até de outro, ou de outros fenómenos imprevisíveis, venha a caminho também uma larga destruição/selecção dos humanos até que muito simplesmente – mudem!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto