Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Projeto de arte pública ilustra novo mural na cidade

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Depois do mural dedicado à "Mata Encantada e Rota Bordaliana" e às Rainhas chegou a vez de “Todos diferentes, todos iguais”, numa parede situada na Rua Dr. Manuel Carvalho, na Encosta do Sol. Esta ilustração, que foi apresentada no passado sábado, foi pintada por 17 alunos que participaram no projeto Arte Pública de Verão, promovido pela Academia Desenhos do Bruno durante o mês de julho.
Os alunos que participaram na iniciativa (foto Elsa Feitor)

O projeto Arte Pública de Verão, que funciona há três anos consecutivos, tem a particularidade de assentar num “método de resolução de problemas, com objetivo de requalificar espaços da cidade, que estão mais ou menos abandonados”. Neste caso foi dedicado a “um tema da atualidade, que trabalhámos ao longo das aulas online, a multiculturalidade”, explicou o cartoonista caldense e responsável pela iniciativa, Bruno Prates, adiantando que “a multiculturalidade foi por nós vista como um antídoto, uma vacina que pode combater preconceitos e intolerância como o racismo e a xenofobia”.

Para este trabalho, que inicialmente estava previsto para uma parede da rua Abílio Vicente Flores, situada ao Centro Escolar Nossa Senhor do Pópulo, e que por sua vez teve de ser adaptado à nova localização, estiveram envolvidos apenas alunos da academia, num regime de estágio de verão.

Durante onze dias, os 17 alunos dos 7 aos 17 anos investigaram, desenharam, pintaram e decoraram a parede com 63 metros quadrados, por 2 metros de altura.

Neste novo mural estão representados “os cinco continentes através de figuras-tipo do género masculino e feminino distanciadas socialmente”, tendo como pano de fundo “as cores do padrão que resultam das mesmas cores dos anéis usados no símbolo dos jogos olímpicos, cuja forma modular representa a silhueta de cada continente”, esclareceu Bruno Prates, adiantando que os alunos ficaram satisfeitos com o resultado final.

Igualmente sublinhou que “além de requalificarmos e embelezamos a cidade, também contribuímos para que as pessoas passem a respeitar o património cultural”.

O projeto, que funcionou mais uma vez “em parceria”, contou com o apoio financeiro da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, no valor de 200 euros, para aquisição das tintas e de material.

Além da ilustração do mural, a academia pretende terminar, “assim que possível”, a instalação de um painel de azulejos de cerâmica na ala da Urgência Pediátrica do hospital, e a decoração do refeitório do hospital das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161