Face à situação de pandemia de Covid-19, poderá ser necessária a normalização de algumas reações ou emoções mais negativas pelas quais as pessoas estejam a passar. Foram feitas avaliações do estado mental das pessoas e apurada a necessidade de intervenção psicológica no local ou posterior encaminhamento para consulta de psicologia disponibilizada pelo município, pelo que ficaram sinalizados onze idosos para futuro acompanhamento.
Esta foi também uma oportunidade de detetar possíveis situações de violência doméstica, negligência e maus-tratos que poderão estar a ocorrer de forma dissimulada.
Foi ainda distribuída a todos os idosos uma listagem, elaborada pelo município e juntas de freguesia do concelho, que trabalharam no sentido de reunir empresas, entre talhos, mercearias, peixarias, farmácias e outros, que disponibilizam serviços de entregas ao domicílio, para as pessoas que não possam deslocar-se até estas mesmas entidades comerciais.
Esta iniciativa envolveu a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR, em parceria com Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica do Município do Bombarral, dirigindo-se aos idosos inscritos no Censos Sénior.
Os idosos mostraram-se agradecidos pelas visitas e pela preocupação manifestada acerca da sua situação.
0 Comentários