Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 26° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 31° C

Salpas inofensivas permitem voltar aos banhos na Foz do Arelho

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi levantada a interdição de ida a banhos nas praias do mar e da lagoa, na Foz do Arelho, e nas praias da costa de Óbidos, depois de terem sido identificados os “organismos gelatinosos” que na última quarta-feira de manhã apareceram em grande quantidade nos areais e que se concluiu não serem prejudiciais para a saúde dos banhistas.
A bandeira vermelha esteve içada de manhã e de tarde na Foz

A capitania do porto de Peniche tinha ordenado a interdição, como medida de segurança, enquanto procurava saber do que se tratava, tendo biólogos da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche identificado como sendo salpas, comuns na generalidade dos oceanos, mas que não costumam dar à costa.

Contudo, sendo consideradas inofensivas, a interdição dos banhos foi levantada por determinação das autoridades de saúde ao final da tarde de quarta-feira.

Segundo Toledo Cristo, comandante da capitania, “não se registaram queixas de alergias ou urticárias”, mas enquanto não chegavam os resultados da análise aos organismos que vieram do mar, entendeu-se que deviam ser içadas as bandeiras vermelhas, para evitar que houvesse contacto com os banhistas.

Os nadadores-salvadores solicitaram aos banhistas que saíssem da água, o que foi acatado sem perturbações.

As salpas acabaram por desaparecer dos areais arrastadas pelas marés.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1