Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Novo Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar na ESAD.CR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha está a divulgar um “mestrado pioneiro em Portugal”.
Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha

Segundo Elga Ferreira, coordenadora do novo mestrado, “a sua grande inovação é uma abordagem interdisciplinar ao integrar numa formação conteúdos programáticos que cruzam o domínio do design com os conhecimentos das áreas das ciências da vida e da engenharia, o que devido à atual pandemia que vivemos é de facto muito pertinente”.

O Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar surge no âmbito do 30º aniversário da ESAD.CR e destina-se a designers licenciados nas áreas do design gráfico, multimédia, produto, industrial e ambientes, licenciados na área das artes plásticas, novos media e multimédia, licenciados na área da saúde com interesse em adquirir conhecimentos e metodologias complementares, engenheiros que procurem especialização em design no domínio da saúde e bem-estar, e a todos os licenciados com interesse na área.

O objetivo principal deste mestrado consiste em formar profissionais de projeto com conhecimentos e competências interdisciplinares para integrar equipas e atuar em situações complexas e de mudança. Estes deverão ser capazes de identificar problemas, apresentar propostas e desenvolver novas soluções e experiências que atuem no suporte, na otimização e promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo e das sociedades, bem como, numa forma de vida sustentável e responsável.

Pretende-se valorizar a diversidade de percursos, interesses e motivações dos estudantes, orientando-os na construção de um projeto individual.

Ao longo de toda a formação haverá contacto com designers, investigadores, profissionais de saúde, engenheiros, empresários e decisores. Além disso, a ESAD.CR tem parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais que operam nas áreas da saúde, do bem-estar, do design e das tecnologias.

Destaca-se ainda a estreita ligação com a unidade de investigação LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.

Os projetos resultantes deste mestrado podem incluir soluções ou materiais promotores da prevenção ou apoio à doença ou incapacidade, dispositivos médicos, aplicações móveis para o bem-estar, apoio remoto à assistência de pessoas, design de sistemas de informação e localização em ambientes diversos, ferramentas de promoção da saúde mental dos jovens, plataformas de apoio a populações em confinamento, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas