Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Saldo positivo nas contas da Câmara

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos fechou o ano de 2019 com um saldo de gerência positivo superior a 300 mil euros, de acordo com o relatório de gestão aprovado na semana passada, por maioria, na Assembleia Municipal.
A Câmara de Óbidos fechou o ano de 2019 com um saldo de gerência positivo superior a 300 mil euros

Os documentos de prestação de contas, a que a agência Lusa teve acesso, quantificam a receita do município, durante o ano de 2019, em 16,4 milhões de euros (ME), dos quais 14,8 ME de receitas correntes e 1,4 ME de receitas de capital.

A despesa totalizou no mesmo ano 16,1 ME, decomposta por 12,3 ME de despesas correntes e 3,8 ME de despesas de investimento.

O saldo de gerência foi assim de 309.943 euros, evidenciado uma subida em relação ao resultado de 2018, ano em que a câmara fechou as contas com um saldo positivo de 256.778 euros.

Os impostos diretos, que ascenderam a quase 6,8 ME, foram a maior fonte de receita da autarquia de maioria PSD, seguida das transferências correntes (4,3 ME) e da venda de bens (2,9 ME), rubricas que no conjunto suportaram cerca de 66% do orçamento da receita.

Na despesa corrente a maior verba executada (5,6 ME) foi aplicada na aquisição de bens e serviços, seguida das despesas com pessoal, na ordem dos 5,1 ME.

No que respeita às Grandes Opções do Plano, as funções sociais movimentaram 4,9 ME e tiveram um peso de 61,3% na execução orçamental do município, que fechou o ano de 2019 com um grau de liquidez de 3,09 e uma autonomia financeira de 68%, segundo o relatório de gestão.

Entre janeiro e dezembro de 2019, a Câmara de Óbidos, liderada por Humberto Marques, amortizou ainda cerca de um milhão de euros de dívida de médio e longo prazos, que totalizava no final do ano 4,1 milhões de euros.

Já a dívida de terceiros à autarquia ascendia, no final do ano, a 2,6 milhões de euros.

Os documentos de prestação de contas foram aprovados por maioria com os votos favoráveis do PSD, a abstenção do PS e do Bloco de Esquerda e o voto contra da CDU.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta