Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 10° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

BE diz que moradia ameaça Ermida de Nossa Senhora do Socorro no Bombarral  

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ermida de Nossa Senhora do Socorro, situada na freguesia do Carvalhal, Bombarral, encontra-se, segundo o Bloco de Esquerda Leiria “ameaçada na sua zona geral de proteção (ZGP) por uma moradia privada de dois pisos que está a ser edificada praticamente paredes-meias com o monumento”. O templo, de 1574, está classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto no 45/93, de 30 de novembro).  

Diz comunicado enviado pelo BE, que “apesar de a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) se ter pronunciado favoravelmente à construção no local, houve dois pareceres anteriores, desfavoráveis, da direção-geral”. Os pareceres negativos da DGPC são vinculativos, não permitindo o posterior licenciamento de obra por parte das câmaras municipais. Já os pareceres positivos de acordo com o partido “não determinam a autorização de construção, o que acabou por ser decidido pela Câmara Municipal do Bombarral ao conceder licença para as obras da moradia privada”.

“Não sendo conhecido o que motivou a alteração do sentido dos dois pareceres da DGPC, o Bloco de Esquerda alega que “importa esclarecer o que levou à emissão de parecer favorável à construção da moradia junto ao imóvel classificado”.

“O promotor da moradia privada terá, entretanto, incumprido o estipulado pelo parecer favorável da DGPC”, diz o documento, acrescentando que “o início das obras ficou marcado pela escavação de valas e construção de estruturas com características que não constarão do projeto apresentado pelo promotor à DGPC”.

Os elementos do BE consideram que “tais estruturas e movimentação de terras poderão pôr em causa eventuais vestígios arqueológicos e a própria estabilidade do imóvel classificado”.

O Bloco de Esquerda entende que os “interesses imobiliários não podem sobrepor-se ao interesse público maior representado pelos valores patrimoniais do local”. Nesse sentido questionou a Ministra da Cultura com o objetivo de “esclarecer o que motivou o parecer favorável de construção que ameaça o imóvel classificado, tal como eventuais danos provocados em vestígios arqueológicos e na estrutura da Ermida”.

?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto