Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Autarquia de Alcobaça apela ao civismo nas praias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na manhã de 6 de julho, a Câmara Municipal de Alcobaça procedeu ao já tradicional hastear da Bandeira Azul e da Bandeira “Praia Acessível- Praia para Todos”, dois importantes galardões que atestam a qualidade, a segurança e acessibilidade das duas praias de maior afluência do concelho.
A Câmara Municipal de Alcobaça procedeu ao hastear da Bandeira Azul na praia de São Martinho do Porto

Ambas as praias estão já a ser, desde o início do mês de julho e até ao final de agosto, patrulhadas por assistentes de praia formados através de um protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria. “Estes assistentes têm a responsabilidade de sensibilizar os veraneantes para as regras de segurança decretadas pela Direção-Geral da Saúde. Cabe aos veraneantes o sentido de civismo e de respeito pelas mesmas regras para que o Verão no concelho de Alcobaça continue a ser o sucesso que tem sido desde há vários anos a esta parte. Relembro também a excelente qualidade da água balnear das praias do norte do concelho, oficialmente reconhecida pela Associação Zero e pela Quercus”, sublinhou o Vereador do Ambiente Hermínio Rodrigues.

O Programa Bandeira Azul exige que as praias candidatas ao galardão sejam identificadas como zonas balneares e que apresentem excelente qualidade da água. A Bandeira Azul é atribuída durante uma época balnear mediante a verificação de condições e requisitos mínimos.

Por sua vez, o galardão da Praia Acessível – Praia para Todos visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade. Pretende-se que as praias de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto continuem a assegurar as condições de acessibilidade que viabilizem a sua “utilização e fruição, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, eventuais dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade”.

Atividades

No contexto da pandemia COVID-19 as atividades de educação ambiental inicialmente programadas não vão ser concretizadas na praia, sendo que algumas serão adaptadas e realizadas noutros moldes, mas com o mesmo propósito: apelar ao respeito pela preservação ambiental das praias do concelho, um dos seus maiores patrimónios.

À semelhança do ano anterior, as praias de Paredes da Vitória e de São Martinho do Porto irão contar novamente com a presença da Baleia Goby, uma iniciativa recentemente premiada internacionalmente que incentiva os utentes das praias a recolher o plástico do areal para “alimentar” a baleia. A iniciativa “Goby – O que Come o Peixe?” realiza-se no âmbito do programa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra.

As atividades da Bandeira Azul serão anunciadas em breve.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce