Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Reserva Natural Local do Paul de Tornada divulga atividades de verão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Reserva Natural Local do Paul de Tornada celebrou a 2 de julho o seu 11º aniversário. Classificada como reserva natural local desde 2009 e integrando a Rede Nacional das Áreas Protegidas, a reserva integra ainda a lista de “Zonas Húmidas”, de acordo com a Convenção de Ramsar.

Neste dia festivo foi difundida nas redes sociais a estreia do filme “Reserva Natural Local do Paul de Tornada”, uma abordagem ao interior da Reserva, aos seus vários habitats e à biodiversidade, e foi lançado um conjunto de atividades de educação ambiental para a sustentabilidade, que terão lugar nos meses de verão.

Localizada a cinco quilómetros de Caldas da Rainha e junto da localidade de Tornada, a Reserva Natural cobre uma área de 54 hectares, em que cerca de 25 permanecem alagados durante todo o ano. Com uma vegetação típica das zonas húmidas, o paul acolhe uma fauna diversificada, nomeadamente aves como a garça-vermelha, a águia pesqueira, a garça-branca-pequena, o caimão, mergulhão-pequeno, rouxinol-pequeno-dos-caniços, tartaranhão-ruivo-dos-pauis; peixes como a enguia e o ruivaco; mamíferos como a lontra europeia – símbolo da Reserva -, texugos, ginetas, doninhas, raposas, morcegos; répteis como o cágado-de-carapaça-estriada, o cágado-mediterrânico, o lagarto-de-água ou a cobra-de-água-de-colar; anfíbios como relas, sapos, rãs e salamandras; vários insetos; e diversos fungos.

A Reserva é gerida pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, em estreita colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e as organizações não-governamentais de ambiente GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e Associação PATO.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe