Q

Previsão do tempo

24° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
24° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
24° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

Lar e creche nas Caldas com 38 casos de Covid-19

Francisco Gomes
6 de Julho, 2020
Dois focos de contaminação num lar de idosos e numa creche, com 38 casos positivos no total das duas instituições, são os principais motivos de preocupação nas Caldas da Rainha, levando o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, a emitir um comunicado em que refere que “estão a ser tomadas todas as medidas adequadas e necessárias para conter ou reduzir o crescimento dos casos resultantes destes episódios, na sequência das orientações da Autoridade de Saúde e envolvendo a Proteção Civil Municipal e a Segurança Social”.
Montepio Rainha D. Leonor com 26 casos

No caso do Lar do Montepio Rainha D. Leonor, na sequência do caso positivo de um funcionário, no passado dia 26 foram testados outros 49 funcionários da instituição e 59 utentes. Na altura, sete utentes acusaram positivo no teste à Covid-19.

Posteriormente, mais três utentes apareceram infetados, e como se verificou “o aparecimento de sintomas em alguns utentes e funcionários que tinham tido resultados negativos nos testes efetuados a 26 de junho, foi necessário realizar uma segunda bateria de testes”.

Foram efetuados mais 48 testes (a 33 utentes e quinze funcionários), que registaram desta vez, até ao momento, “mais quinze casos positivos (treze utentes e dois funcionários)”, revelou Tinta Ferreira.

Assim, há 23 utentes e três funcionários infetados. Os doentes idosos foram colocados em isolamento em espaços definidos para o efeito no lar e encontram-se em monitorização, conforme determinado pela Autoridade de Saúde Pública, em articulação com a Segurança Social e o Município das Caldas da Rainha. Os funcionários infetados estão nos respetivos domicílios.

Entre os doentes não houve nenhum internamento hospitalar, mas dez utentes negativos foram transferidos para a Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor, de modo a serem acompanhados.

Esta medida permitiu também dividir os utentes em três espaços completamente diferenciados dentro do lar: positivos numa zona devidamente isolada, utentes com teste negativo, mas que tiveram algum contacto com alguns dos positivos, e utentes com teste negativo e que não tiveram contacto com ninguém positivo.

O lar permanece em funcionamento mas não há visitas. Não são esperados mais resultados de testes.

No caso da creche do Colégio O Brinquinho, que segundo o presidente da Câmara, “não está neste momento em funcionamento”, estão a ser testados “todos aqueles que por essa entidade foram determinados”, entre crianças, trabalhadores e familiares, “tendo surgido também deste foco alguns casos positivos”, indicou Tinta Ferreira. Foram requisitados 40 testes e aguardam-se os resultados.

No dia 27 de junho foi conhecido o caso positivo de um bebé de ano e meio, seguindo-se duas funcionárias na mesma situação, o que levou a direção da instituição a contactar os encarregados de educação e a encerrar o colégio, com indicação de que as crianças e familiares e os funcionários deveriam ficar em isolamento profilático em casa. A creche funciona no primeiro andar do edifício, sendo o rés-do-chão ocupado pelo jardim de infância.

Há doze casos positivos: Cinco crianças e quatro familiares, e três colaboradores da creche (duas educadoras e um motorista).

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rita Santos em 1º lugar em patinagem livre

Realizou-se nos dias 9 e 10 de outubro o Torneio de Patinagem Artística, MIX – Great promovido pela Associação de Patinagem de Leiria, onde a Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões” participou com as atletas Joana Oliveira, Beatriz Neto, Beatriz Garcia e Rita Santos.

Pimpões Triatlo no Aquatlo Jovem da Amadora

O Aquatlo Jovem da Amadora, prova que contou para o campeonato regional da modalidade, disputou-se na piscina da Reboleira e avenidas envolventes ao estádio da Amadora, no passado dia 5, tendo contado com a participação da equipa dos Pimpões Triatlo, das Caldas da Rainha.

amadora