Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Testes à Covid-19 na prisão das Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
61 funcionários do Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha fizeram testes à Covid-19 na passada sexta-feira. Guardas prisionais e civis que trabalham na cadeia participaram na recolha de amostras, a exemplo do que tem vindo a acontecer noutras prisões espalhadas pelo país.
Dois enfermeiros do INEM de Coimbra deslocaram-se à cadeia das Caldas para recolherem amostras

Não há nenhum surto de Covid-19 que tenha motivado os testes na prisão. Dois enfermeiros do INEM de Coimbra deslocaram-se à cadeia das Caldas da Rainha apenas para dar cumprimento à parceria com os serviços prisionais e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Ao abrigo deste acordo de norte a sul do país, desde maio, têm sido realizados exames à Covid-19, que estão em fase de conclusão.

Nas Caldas da Rainha, o rastreio foi feito a todos os trabalhadores que se disponibilizassem para o efeito, revelou o Centro de Comunicação da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 61 funcionários civis e guardas prisionais, inclusive aqueles que estavam de folga e de férias, foram chamados para serem testados.

Estes testes não são do conhecimento da autoridade de saúde pública local, uma vez que é o INEM quem faz a recolha de amostras, em articulação com os serviços clínicos da própria cadeia.

De fora ficaram os reclusos, aproximadamente uma centena no estabelecimento prisional das Caldas da Rainha. Não foi relatado se já efetuaram noutra altura. Segundo a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, sempre que entra um novo preso na cadeia ou regressa de uma saída precária, é-lhe efetuado o teste à Covid-19 e fica de quarentena.

No caso da cadeia das Caldas da Rainha, não é conhecido nenhum caso de infeção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.