Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

O Moderado é o Novo Radical

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vivemos tempos estranhos. Tempos em que o moderado é o novo radical e onde grande parte dos cidadãos e eleitores oscilam facilmente e em deslocações nem sempre facilmente compreensíveis dentro do espectro político e eleitoral. Este fenómeno pendular (que em França transferiu eleitores do PSF para a Frente Nacional, em Itália do Centro-Esquerda para a Liga Norte e em Portugal do CDS e PCP para o Chega) tenderá a intensificar-se nos próximos anos com a crise social e económica provocada pela COVID-19 sabendo-se que estas crises favorecem sempre a erosão dos partidos moderados de centro e o crescimento dos partidos populistas de esquerda ou de direita. Mas existem outros combustíveis que alimentam o crescimento dos extremismos em Portugal.

Desde logo, registam-se em certos movimentos ou correntes minoritárias de opinião uma “profissionalização da contestação”: alguns nichos, organizados na forma associativa, pediram financiamentos ao Estado Central e às autarquias para manterem equipas profissionais e alimentam o seu funcionamento corrente com estas verbas. Desta forma o Estado (local ou autárquico) consegue manter controlada essa contestação (domesticando-a via “quem paga: manda”) e, simultaneamente, esses “contestadores profissionais” logram a manutenção de uma estabilidade financeira que – nestes tempos tão instáveis – é sempre muito apreciável. De permeio, perde contudo o todo colectivo, já que a “contestação” se cristaliza, domestica e, sobretudo, profissionaliza passando estes activistas profissionais a fazerem parte do lado que – no fundo – prefere que nada de muito substancial mude já que se mudar…perdem a sua fonte de rendimento.

O extremismo tende a auto-alimentar-se: quando um discurso extremista é vocalizado e externalizado isso provoca reacções contrárias e a resposta reforça as posições de nicho originais. Este fenómeno de duplo feedback extrema as posições e reforça o radicalismo. Se esta interacção ocorre num contexto de redes sociais todo o desvio para o extremismo é exacerbado.

A ascensão de um extremista a uma posição de destaque mediático ou de um palco de primeira linha aumenta a sua inclinação para o extremismo através do mecanismo da recompensa: este fenómeno foi observado aquando da ascensão da antiga deputada do Livre, Joacine K. Moreira ao Parlamento sendo que a sua deriva extremada para o anti-racismo e para o feminismo radical acabou por anular a tendência mais moderada do partido que representava, levou ao afastamento de ambos e à perda de credibilidade eleitoral do partido a um nível tal que será, agora, difícil de recuperar.

Esta tendência para o extremismo colocou no poder personagens como Trump, nos EUA, e Bolsonaro, no Brasil e dividiu a sociedade desses países em dois campos extremados sem espaço para o diálogo nem para a moderação. O mesmo fenómeno ocorre hoje – em gradientes diferentes – na Europa em países como a Roménia, a Polónia ou a Hungria.

Portugal parece ainda imune a esta deriva extremista (embora o Chega pareça inclinado a assumir essa posição embora lhe falte um contraponto adequado à sua extrema esquerda). Para que este extremar de posições não se instale, também, entre nós é preciso desenvolver o diálogo entre cidadãos e as várias instâncias de poder representativo, muito para além daquilo que hoje já existe e que, manifestamente, é insuficiente e, sobretudo, desenvolver as ainda incipientes ferramentas já existentes de democracia participativa.

Mas o problema está em que o poder representativo está hoje cada vez mais fechado num círculo íntimo de amizades, aparelhos partidários e círculos familiares e ouve, cada vez menos, os cidadãos. Por outro lado, o sectarismo militante e quase pseudo-religioso está a erodir o espaço entre as pessoas e sem diálogo não teremos capacidade para integrar a diferença, ouvir o outro e respeitar, com tolerância e vontade efectiva de resolver essa diferença o seu pensamento e opinião.

E este é o terreno fértil das ditaduras. E é aqui que residem todos os perigos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss