Q

Previsão do tempo

24° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
24° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
24° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

Dino Parque com novidades “monstruosas” durante o verão

20 de Junho, 2020
Aquele que é considerado o maior museu ao ar livre da Europa, após a sua reabertura no final de maio, vai inaugurar diferentes novidades durante este verão que prometem dar continuidade ao valor tanto pedagógico quanto lúdico que caracterizam o Dino Parque da Lourinhã.
Torre de Observação Jurássica

Durante o mês de maio foi inaugurada a Torre de Observação Jurássica, com cerca de seis metros de altura, onde os visitantes podem contemplar uma vista deslumbrante sobre os principais e emblemáticos modelos de dinossauro do Dino Parque, incluindo os famosos diplodocos e T-Rex.

Desde o dia 20 de junho, o Parque vai apresentar a exposição “Big 5”, uma exposição temporária durante o verão deste ano, e dedicada às maiores espécies terópodes da Europa. Conforme explica Simão Mateus, diretor científico do Dino Parque, “são cinco dos maiores dinossauros carnívoros da Europa, sendo o Torvosaurus o maior de todos e existiu aqui mesmo em Portugal, na Lourinhã, assim como o Allosaurus ou o Baryonyx. Este último já descoberto no Cabo Espichel e também em Inglaterra. Temos ainda o Neovenator, da ilha de Wight, no Canal da Mancha, e o Wiehenvenator, da Alemanha, cada um com contribuições específicas para a paleontologia”.

Nos primeiros dias de julho, o Parque vai receber uma novidade a nível mundial: o modelo em escala real, produzido pela primeira vez, de um dinossauro único que viveu apenas na região da atual Lourinhã: o Miragaia logicollum. Podendo atingir sete a oito metros, e duas toneladas de peso, este espécime viveu no período Jurássico Superior, pertencente ao grupo dos estegossauros.

À semelhança dos restantes membros deste grupo, possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda. O seu longo pescoço com 17 vértebras cervicais tem mais cinco do que as do estegossauro e mais dez do que a girafa. Os fósseis do Miragaia que podem ser observados no Dino Parque foram encontrados em Miragaia, na Lourinhã. Outro exemplar de Miragaia encontrado na Atouguia da Baleia, Peniche, poderá ser visitado muito brevemente no Museu Geológico, em Lisboa.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Rita Santos em 1º lugar em patinagem livre

Realizou-se nos dias 9 e 10 de outubro o Torneio de Patinagem Artística, MIX – Great promovido pela Associação de Patinagem de Leiria, onde a Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões” participou com as atletas Joana Oliveira, Beatriz Neto, Beatriz Garcia e Rita Santos.

Pimpões Triatlo no Aquatlo Jovem da Amadora

O Aquatlo Jovem da Amadora, prova que contou para o campeonato regional da modalidade, disputou-se na piscina da Reboleira e avenidas envolventes ao estádio da Amadora, no passado dia 5, tendo contado com a participação da equipa dos Pimpões Triatlo, das Caldas da Rainha.

amadora