Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Dino Parque com novidades “monstruosas” durante o verão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aquele que é considerado o maior museu ao ar livre da Europa, após a sua reabertura no final de maio, vai inaugurar diferentes novidades durante este verão que prometem dar continuidade ao valor tanto pedagógico quanto lúdico que caracterizam o Dino Parque da Lourinhã.
Torre de Observação Jurássica

Durante o mês de maio foi inaugurada a Torre de Observação Jurássica, com cerca de seis metros de altura, onde os visitantes podem contemplar uma vista deslumbrante sobre os principais e emblemáticos modelos de dinossauro do Dino Parque, incluindo os famosos diplodocos e T-Rex.

Desde o dia 20 de junho, o Parque vai apresentar a exposição “Big 5”, uma exposição temporária durante o verão deste ano, e dedicada às maiores espécies terópodes da Europa. Conforme explica Simão Mateus, diretor científico do Dino Parque, “são cinco dos maiores dinossauros carnívoros da Europa, sendo o Torvosaurus o maior de todos e existiu aqui mesmo em Portugal, na Lourinhã, assim como o Allosaurus ou o Baryonyx. Este último já descoberto no Cabo Espichel e também em Inglaterra. Temos ainda o Neovenator, da ilha de Wight, no Canal da Mancha, e o Wiehenvenator, da Alemanha, cada um com contribuições específicas para a paleontologia”.

Nos primeiros dias de julho, o Parque vai receber uma novidade a nível mundial: o modelo em escala real, produzido pela primeira vez, de um dinossauro único que viveu apenas na região da atual Lourinhã: o Miragaia logicollum. Podendo atingir sete a oito metros, e duas toneladas de peso, este espécime viveu no período Jurássico Superior, pertencente ao grupo dos estegossauros.

À semelhança dos restantes membros deste grupo, possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda. O seu longo pescoço com 17 vértebras cervicais tem mais cinco do que as do estegossauro e mais dez do que a girafa. Os fósseis do Miragaia que podem ser observados no Dino Parque foram encontrados em Miragaia, na Lourinhã. Outro exemplar de Miragaia encontrado na Atouguia da Baleia, Peniche, poderá ser visitado muito brevemente no Museu Geológico, em Lisboa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto