Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Regina Guimarães no Teatro da Rainha

Valentim Nataniel

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no passado dia 16, na sala-estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, mais uma sessão de Diga 33, ciclo de encontros com escritores, editores e ensaístas em estreita relação com o universo poético português.
A escritora Regina Guimarães (foto Margarida Araújo)

Desta feita, Henrique Fialho, responsável pelo programa, esteve à conversa com a escritora Regina Guimarães numa sala reorganizada de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde e com os lugares totalmente preenchidos.

Natural do Porto, criadora multifacetada e politicamente activa, Regina Guimarães talvez seja mais reconhecida como parte integrante da banda Três Tristes Tigres. Entre as diversas curiosidades reveladas pela autora ao longo da sessão, destaca-se a de um trabalho de tradução mantido em tempos com o Teatro da Rainha que terá estado na origem do seu interesse pela escrita de canções.

Nesta sessão deu-se a conhecer um vastíssimo trabalho poético, cuja estreia em livro, no ano de 1979, marcou o início da Hélastre, editora fundada com o cineasta Saguenail. Segundo a autora, a Hélastre é hoje mais do que uma editora, é um espaço onde são disponibilizados online todos os livros e filmes, assim como textos dramáticos e catálogos para exposições, surgidos de uma colaboração marginal aos circuitos oficiais. “Não acredito em direitos de autor”, respondeu Regina Guimarães quando interrogada sobre a razão de ser deste acto de partilha.

Da poesia à actualidade política, foram abordadas diversas questões em conversa aberta ao público, intercalada pela leitura de poemas. Sobre o seu mais recente livro, Regina Guimarães afirmou tratar-se de um volume diferente por ter obedecido, pela primeira vez, a um método de escrita. De traduções sobrepostas, em diversas línguas, de um mesmo poema original, surgiram os versos de “traumatório” (Douda Correria, Março de 2020).

Desafiada a ler um dos seus poemas de cor, Regina Guimarães respondeu afirmativamente com um poema escrito nos idos de 1990. Os aplausos não afetaram a discrição, desculpando-se a autora pela “má memória”, que não se notou. No final, foram vários os presentes que se dirigiram ao palco solicitando que autografasse alguns dos seus livros disponibilizados no local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“A água é o elemento essencial para o desenvolvimento desta cidade”

A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

psd

Feira das Traquitanas

A Associação Nova Versão, com sede na cidade das Caldas da Rainha, realizou no passado sábado a 1ª Feira de Traquitanas, na Rua Dr. Leão Azedo.

feira

Orquestra Ligeira do Exército deu concerto

Inserido nas comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE), sediada nas Caldas da Rainha, decorreu na noite da passada sexta-feira, na Praça 25 de Abril, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

orquestra