Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 26° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 27° C
18° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 29° C

ACCCRO quer videovigilância instalada na cidade das Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Perante um aumento significativo de atos de vandalismo na cidade e não só, a ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que pertence ao Conselho Municipal de Segurança, sente “a responsabilidade como até a legitimidade para agora propor às autoridades competentes a instalação de videovigilância controlada pela PSP na cidade”.
Perante um aumento significativo de atos de vandalismo na cidade a ACCCRO propõe a instalação de videovigilância

Com o intuito de que Caldas da Rainha seja reconhecida como uma cidade segura, a bem do comércio, do património mas sobretudo da população e de quem a visita, os comerciantes “estão determinados em garantir a instalação de um sistema de videovigilância”.

Costuma dizer-se que “casa roubada trancas à porta” e parece ser exatamente o que a ACCCRO “não quer que aconteça”.

“À semelhança do selo que garante a segurança sanitária, queremos uma chancela que ateste a segurança do nosso território. Importa proteger os bens e as pessoas (tanto aquelas que cá vivem, como aquelas que nos visitam) e tornar propício o ambiente para o comércio e o turismo”, disse Luís Gomes, presidente da ACCCRO.

Segundo este responsável, “os turistas valorizam cada vez mais os lugares seguros tornando-se por isso fundamental agir para prevenir incidentes e minimizar atos que entrem em conflito com a paz que todos queremos”. O sistema visa “reforçar a proteção e segurança de pessoas e bens, públicos ou privados, assim como prevenir a prática de alguns crimes”, afirmou Luís Gomes.

“Além do mais, no momento de pandemia que vivemos, o controlo eficaz da ainda não desejada aglomeração de pessoas seria também uma possibilidade”, referiu Luís Gomes.

O presidente da ACCCRO alegou que por causa das manifestações contra o racismo que têm ocorrido um pouco por todo o mundo tem notado na cidade vandalismo com graffitis.

Segundo este responsável, “não queremos voltar atrás há uns anos, quando havia uma grande quantidade de graffitis espalhados por diversos muros e edifícios públicos e casas particulares nas Caldas”. É preciso valorizar “o património”, salientou.

“Daí a importância da colocação de câmaras de videovigilância controladas pela PSP em toda a cidade porque é mais fácil identificar os responsáveis”. Por outro lado, “com o sistema haverá muitos casos que as entidades competentes podem resolver mais facilmente, atuando com base nas imagens das câmaras”, adiantou Luís Gomes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo campeão distrital absoluto de xadrez

O jovem Sub14 Joseph Berestizhevsky (Associação Peão Cavalgante/Arneirense), das Caldas da Rainha, é o novo campeão distrital absoluto de xadrez de Leiria 2022/23, só com vitórias.

xadrez

Festa em São Martinho do Porto

De 9 a 18 de junho decorrem em São Martinho do Porto as Festas de Santo António, com entrada livre.
O cartaz apresenta os nomes de José Malhoa (dia 9), Iran Costa (dia 10), Quina Barreiros (dia 11), Belito Campos (dia 12), Just This (dia 13), Sérgio Rossi (dia 14), Miguel Azevedo (dia 15), Fora de Série (dia 16) e Mini Break (dia 17), sempre às 22h. No último dia, a partir das 12h, Somos Portugal é quem dá a animação.

António Moura vice-campeão nacional de triatlo cross

O atleta Caldense António Moura, este ano a representar o clube do Núcleo do Sporting da Golegã, participou no Triatlo Xterra, na Golegã, prova também pontuável para o campeonato individual de triatlo Cross, onde obteve o segundo lugar no escalão 60-64 anos em ambas as classificações, sagrando-se assim vice-campeão nacional.

moura