Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Colegas de aluno da escola Bordalo Pinheiro com Covid-19 não estão infetados

Marlene Sousa / Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os quatro alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, que fizeram o teste à Codiv-19, por terem estado em contacto com um estudante infetado, tiveram resultado negativo, anunciou ao princípio desta noite a direção do estabelecimento de ensino, reforçando que “foi ativado o plano de contingência com a colaboração da Unidade Local de Saúde Pública de Caldas da Rainha e está tudo sob controlo”.
Segundo a direção da escola, desde o início das aulas presenciais são efetuados todos os procedimentos de segurança

Os testes tinham sido motivados pela existência de um aluno de uma turma do 11º ano que acusou positivo. O contágio ocorreu com o pai, que trabalha na central fruteira “O Melro”, no Bombarral.

“O aluno, mesmo antes de fazer o teste, foi aconselhado pela direção da escola a ficar em casa, assim como quatro alunos da mesma turma com quem teve um contacto mais direto. O caso foi de imediato comunicado à Unidade de Saúde Pública de Caldas da Rainha, que acionou os procedimentos, nomeadamente a realização de testes de despiste. Foi contactada a saúde 24, que indicou os procedimentos a seguir”, informou a diretora do agrupamento num mail enviado aos pais e encarregados de educação.

Os resultados foram entretanto conhecidos e os quatro colegas, que estavam assintomáticos, não estão infetados.

Segundo Maria do Céu Santos, “na escola, desde o início das aulas presenciais, são efetuados todos os procedimentos segundo a formação e informação recebidas pelas entidades de saúde e Ministério da Educação. Os nossos alunos dentro da escola têm tido um comportamento exemplar, muito responsável”, assegurou.

Ao JORNAL DAS CALDAS a diretora confirmou que o aluno do décimo primeiro de ano de curso línguas e humanidades (LH 2) testou positivo. “O pai e mãe do aluno estão infetados com o vírus e mesmo antes de fazer o teste mandámo-lo para casa para fazer a quarentena juntamente com outros quatro alunos que tinham feito um trabalho de grupo”, adiantou.

O resultado do teste que o estudante fez deu positivo na sexta-feira. O delegado da Unidade Local de Saúde Pública de Caldas da Rainha disse que só iriam fazer “testes aos alunos que tinham estado com ele sem máscara e isso aconteceu com o trabalho de grupo que fez com os quatro colegas em casa de um deles”, explicou Maria do Céu Santos.

Os estudantes decidiram reunir-se em casa de um dos colegas onde gravaram “O Jantar no Hotel Central”, da obra “Os Maias”, e tiraram a máscara. O trabalho foi passado numa aula online.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.