Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Centro Hospitalar do Oeste com teleconsultas de ortopedia e de medicina física e reabilitação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os Serviços de Ortopedia e de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) passaram a disponibilizar aos utentes a possibilidade da realização de teleconsultas. Esta nova modalidade permite que as consultas possam ser realizadas remotamente, com recurso às tecnologias da informação e da comunicação. De uma forma mais próxima, mais cómoda e mais fácil, o utente pode ser observado por um médico através de computador, smartphone ou tablet, evitando a deslocação ao hospital.

Tirando partido da generalização das plataformas tecnológicas tornou-se possível realizar nas consultas de Ortopedia e de MFR do CHO, em situações selecionadas, as teleconsultas. A observação do doente à distância permite o despiste de algumas situações, e de algumas patologias com o pedido de exames complementares de diagnóstico que venham a ser necessários para uma futura consulta presencial de seguimento.

No início de junho realizou-se pela primeira vez uma teleconsulta de ortopedia. Neste caso, existiu uma parceria com o Centro de Saúde de Mafra (ACES Oeste Sul), onde estava presencialmente um médico de medicina geral e familiar com um doente, tendo sido realizada uma teleconsulta em tempo real com um médico ortopedista do CHO.

As consultas externas de ortopedia funcionam nas unidades hospitalares de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo sido observados no ano anterior 11.802 utentes, num total de 19.625 consultas médicas.

A teleconsulta de ortopedia infantil teve o seu início simbolicamente no dia 1 de junho – Dia Mundial da Criança, e é realizada por um ortopedista diretamente com o utente, sem a intermediação do médico de família. Para que seja possível a sua realização, os pais/tutores deverão ter acesso a um computador com câmara e som, smartphone ou tablet com ligação à internet. A consulta de ortopedia infantil funciona nas unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras, e trata atualmente de doenças congénitas (pé boto, displasia da anca, por exemplo), alterações do desenvolvimento (joelhos, pés planos, entre outros), e alterações adquiridas pós infeção, pós traumatismo. As patologias são múltiplas, atingindo desde o recém-nascido ao adolescente. Em 2019 foram observados 572 utentes, num total de 963 consultas.

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação iniciou de igual modo a atividade de teleconsulta, com recurso à utilização de comunicações interativas, com a presença do utente junto do seu médico de família (neste caso em parceria com o ACES Oeste Norte). Em 11 de maio iniciaram-se, na unidade de Torres Vedras, os teletratamentos na área da terapia da fala. E em 1 de junho iniciaram-se, na unidade de Caldas da Rainha, os teletratamentos na área de fisioterapia, em algumas patologias crónicas, nomeadamente, escolioses na idade pediátrica. Projeta-se, logo que possível, tornar estas práticas extensivas aos doentes das três unidades. Neste Serviço, em 2019, foram observados 3.630 utentes, num total de 7.600 consultas externas presenciais, realizadas nas três unidades do CHO.

Para o conselho de administração do CHO, a implementação das teleconsultas nas situações em que estas são clinicamente viáveis vem trazer vantagens claras para profissionais e utentes, nomeadamente na agilização de procedimentos, na redução das deslocações ao hospital nesta fase da pandemia e na redução das listas de espera, que aumentaram nos últimos meses com a suspensão da atividade assistencial em 16 de março. O recurso às teleconsultas vem reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss