Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Arrancam obras de conservação do Penedo Furado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara das Caldas da Rainha vai fazer mais uma intervenção de consolidação do Penedo Furado, na Foz do Arelho, devido aos problemas de estabilidade do raro e de relevância mundial geomonumento (monumento geológico), com milhões de anos.
Mais uma intervenção de consolidação do geomonumento da Foz do Arelho

Ao longo dos anos têm sido feitos estudos com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e várias intervenções de salvaguarda deste que é um dos ex-libris da Foz do Arelho.

Este património natural tem sido fustigado pela implacável erosão causada pela chuva, vento e ação de organismos biológicos, como a vegetação arbustiva e plantas.

Cumulativamente, o desenvolvimento dos organismos e a presença de arvoredo na proximidade originam a deposição de detritos nas cavidades existentes.

As quedas e os desprendimentos de sedimentos resultam da abertura de fraturas e da diminuição da resistência da estrutura rochosa. Estas circunstâncias permitem a entrada e circulação da água, promovendo alterações que levam à desintegração da pedra.

A progressão e a intensificação destes processos determinam também que a zona do arco e a face sudeste do hasteal rochoso se encontrem numa situação muito vulnerável, elegendo-se estes locais como alvos prioritários para a implementação de medidas das do tipo já realizadas em intervenções prévias.

Com esta operação, e tal como já fez no passado, o Município quer minimizar o risco de derrocada e assegurar a sua preservação de forma mais duradoura.

Nesta primeira fase os trabalhos custarão cerca de 50 mil euros e serão realizados por uma empresa especializada nesta área. Serão implementadas diversas e cirúrgicas ações e haverá aspetos que passarão mesmo por alguns testes para averiguar quais os procedimentos mais adequados, tendo em conta que é fundamental preservar, no essencial, a identidade geológica e estética da formação.

O Penedo Furado foi formado no período jurássico. A área onde está implantado foi, em tempos, banhada pelo mar, mas devido ao recuo dos oceanos acabou rodeado por terra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau

Voto antecipado na Expoeste

O voto antecipado realiza-se a 23 de janeiro, no Pavilhão da Expoeste, pela facilidade de estacionamento e, caso necessário, permitirá que os eleitores aguardem no interior do edifício.

expoeste

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu