Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Quem quer processar a República Popular da China?

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quem - em consequência da actual crise Covid-19 - perdeu rendimentos (empresa encerrada ou por estar em layoff) deve ponderar processar judicialmente os responsáveis pela perda.

Com efeito, tendo em conta a presente situação e elevado impacto nas vidas de todos nós (empresas paradas, desemprego, redução de rendimentos, incerteza total e perda de vidas e de saúde) talvez tenha chegado a altura de – como cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil de um país quase paralisado pelo coronavírus SARS-CoV-2 – começar a ponderar a possibilidade de apresentamos uma queixa ao Ministério Público contra o presidente da República Popular da China Xi Jinping (os estados estrangeiros não são “processáveis”) requerendo o pagamento de uma indemnização que compense os prejuízos financeiros, económicos e sociais da actual pandemia Covid-19.

Os cidadãos que seguirem esta sugestão terão bases para participar um crime de dano (Art.º 212º do Código Penal “quem destruir, no todo ou em parte, danificar, desfigurar ou tornar não utilizável coisa alheia, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa”) ao Ministério Público.

Não há dúvidas de que o governo de Pequim – dirigido por Xi Jinping – nos causou um grave dano financeiro ao ocultar informações sobre a gravidade da crise sanitária; por ter perseguido os médicos que quiseram denunciar a situação; por ter enviando para “reeducação” os activistas que lhes deram voz e, sobretudo, por inacção ao ter permitido que continuassem a existir mercados de comércio de animais selvagens mesmo depois das anteriores epidemias SARS (2002) e MERS (2012).

A má gestão – intencional – desta crise provocou danos severos na economia nacional e familiar que esta queixa visa compensar e não pode ficar impune nem a culpa pode morrer solteira se ainda existe justiça à face da Terra.

Por isso: pergunto: Quem quer processar a República Popular da China?

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.